ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Durante pandemia, prefeitura pode promover programas sociais em ano de eleição

TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) confirmou a legalidade da situação a pedido da prefeito Marquinhos Trad

Geisy Garnes | 03/06/2020 15:51
Sede do TRE-MS, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Arquivo).
Sede do TRE-MS, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Arquivo).

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) confirmou a legalidade da implantação de programas sociais que envolvam a distribuição gratuita de bens, valores e benefícios, em ano eleitoral durante o estado de calamidade pública causado pela pandemia do novo coronavírus.

A legalidade sobre a situação foi questionamento feito pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) e acabou alvo de analise durante sessão plenária realizada na manhã desta terça-feira (2).

O prefeito questionou o artigo 73, parágrafo 10, da Lei das Eleições, que veda ao Município, em ano eleitoral, a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública. A intenção era entender se a proibição se aplicava em tempos de “crise sanitária e econômica sem precedentes”.

Em resposta, o juiz Juliano Tannus, relator do processo, ressaltou que o artigo de lei questionado visa impedir a realização de programas que, embora intitulados como sociais, possuem apenas caráter político e eleitoreiro. Por isso a proibição tem o intuito de garantir a “plena observância do princípio da moralidade, bem como o de assegurar a igualdade entre os candidatos”.

Nos casos de calamidade pública, no entanto, essa vedação é excluída. “A legislação eleitoral não veda que um Município, em ano eleitoral, venha a editar lei prevendo benefícios gratuitos à população (respeitada estrita e justificada pertinência) em especial isenção tributária e concessão de benefícios assistenciais, no contexto de um estado de calamidade pública reconhecido pelo Poder Legislativo, ficando vedado o uso de publicidade promocional de tais medidas pelo administrador público”, afirmou o juiz Tannus. A decisão pela legalidade foi unânime.

Nos siga no Google Notícias