ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Dúvida sobre quando leitos estarão prontos reforça necessidade de isolamento

Secretaria de Saúde alerta para a indefinição sobre equipamentos que já deveriam estar aqui seletiva

Maristela Brunetto | 04/04/2020 08:37
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Diante da incerteza sobre a entrega de materiais e equipamentos para enfrentar a pandemia do coronavírus, em razão da procura por vários países, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Rezende reforça a necessidade de que as pessoas sigam em confinamento. Ele explica que fica mais evidente a necessidade de retardar o aumento do número de casos de Covid-19. A estratégia era segurar as pessoas em casa até que fossem montados os leitos extras e assim a rede tivesse fôlego pra suportar a demanda, mas os materiais não chegaram.

A doença ainda hoje está seletiva, argumenta o secretário, citando que a maioria dos doentes é formada por pessoas que viajaram e se contaminaram em outros lugares, sendo que esta demanda tem se concentrado em hospitais particulares. Conforme ele, de 13 internados, somente 1 está na rede pública, em Dourados.

A preocupação, destaca, é com a transmissão comunitária, quando não será mais possível identificar como a pessoa se contaminou e atingir os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Rezende diz que é preciso “cobrar insistentemente” que as pessoas sigam em isolamento.

Secretário de Saúde, Geraldo Rezende. (Foto: Marcos Maluf)
Secretário de Saúde, Geraldo Rezende. (Foto: Marcos Maluf)

O secretário torce para que o tempo corra a favor da saúde pública, para que seja possível chegar equipamentos, com a espera de entrega em breve de dez leitos de UTI pelo Ministério da Saúde e a possibilidade de aplicação de testes em um número maior de pessoas internadas. Ele relata que a Secretaria comprou 10 mil testes, que ainda devem ser entregues, e outros 15 mil estão em processo de compra. Concretizando-se essa quantidade, Rezende acredita que o Estado pode ser vanguarda no controle do número de pessoas positivadas para a Covid-19.

Essa semana, a Secretaria anunciava a ativação de mais 71 leitos para Campo Grande, nas redes pública e particular e também no interior, em Três Lagoas (10) Corumbá (10), Sidrolândia (3), Ponta Porã (10), Costa Rica (4), Paranaíba (10) e Dourados (17).

Ainda, o reforço de 281 leitos clínicos: 239 na Capital; 10 em Três Lagoas e 32 em Dourados e expectativa de ativar 48 leitos semi-intensivos no HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian, em Campo Grande.

No Estado, há 515 leitos de UTI, em sete cidades, sendo 377 geridos pela iniciativa pública e 138 são de hospitais da iniciativa privada.

Nos siga no Google Notícias