Em 1 mês, número de internações em UTI cresceu quase 6 vezes
No dia 27 de maio, Mato Grosso do Sul era de mar calmo na luta contra a covid-19. O Estado registrava apenas 60 internações em decorrência do coronavírus, com 15 pessoas em estado mais grave, ocupando leitos de UTI.
Trinta dias depois, o cenário começa a perturbar. A quantidade de infectados em hospitais praticamente triplicou. Neste sábado já são 176 no total, com 82 pessoas em Unidades de Terapia Intensiva, quase 6 vezes mais que há um mês.
Os números são o principal indicativo de que a doença começa a sair do controle, com 38% dos leitos de UTI já ocupados. No total, somadas a taxa global de ocupação em unidades de terapia intensiva, inclusive pacientes sem covid, hoje 68% dos leitos de UTI em Campo Grande estão ocupados. Em Dourados, epidecentro da doença, são 61%. em Três Lagoas são 49% e em Corumbá, 35%.
Em 5 semanas, passamos de 22 leitos públicos ocupados para 113 hoje, além de outros 61 em hospitais particulares. De 18 mortos em 31 de maio, o Estado saltou para 71 óbitos neste sábado.