ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Em 11 dias, número de positivos na segurança pública mais que dobra

São no total 40 confirmações, a maior parte das confirmações está concentrada nas polícias Civil e Militar

Anahi Zurutuza | 23/06/2020 17:20
No dia 9 de junho, todos os servidores da DGPC (Delegacia-Geral de Polícia Civil) foram examinados depois que um deles testou positivo (Foto: Silas Lima/Arquivo)
No dia 9 de junho, todos os servidores da DGPC (Delegacia-Geral de Polícia Civil) foram examinados depois que um deles testou positivo (Foto: Silas Lima/Arquivo)

Até o dia 12 de junho, a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança) havia identificado 18 casos positivos de coronavírus dentre os servidores. Passados 11 dias, o número subiu para 40, mais que o dobro. O novo balaço foi divulgado nesta terça-feira (23).

Deste total, 22 estão curados e já voltaram ao trabalho. Há 105 afastados, sendo 17 em tratamento e 88 ainda são considerados suspeitos.

A maior parte das confirmações está concentrada nas polícias Civil e Militar – são 13 em cada corporação. Há ainda 7 positivos na Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), 5 na Coordenadoria-Geral de Perícias, 1 na Superintendência de Assistência Socioeducativa e 1 no Corpo de Bombeiros.

Segundo a Sejusp, os servidores confirmados com o novo vírus ficam afastados por 14 dias, ou pelo tempo estipulado pelo médico. Já os casos suspeitos, por sete dias.

Waldir Rojas, 27ª vítima da covid-19 em MS, morreu na noite do dia 11 de junho (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução) 
Waldir Rojas, 27ª vítima da covid-19 em MS, morreu na noite do dia 11 de junho (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)

Um policial civil morreu com a covid-19. Waldir Rojas, de 52 anos, foi a primeira baixa na segurança pública. Ele foi internado no dia 27 de maio e morreu no dia 11 deste mês.

À época, o Sinpol-MS (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul) chegou a dizer que o investigador contraiu a doença por consequência do trabalho. Em nota divulgada no Facebook, a entidade afirmou que o policial esteve com Patrícia Marques Neto, 42 anos, moradora de Ponta Porã que ficou “famosa” por furar a quarentena e ter sido obrigada a usar tornozeleira eletrônica para garantir que ficasse isolada.

O investigador foi internado no Hospital Regional da cidade 8 dias depois que Patrícia passou a usar o equipamento. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informa, contudo, que não há como confirmar que a transmissão em decorrência da atividade, porque o policial “não teve contato direto com a paciente em questão” e “teve histórico de viagem para áreas com transmissão comunitária e epidemia da doença”.

O sindicato entrou essa semana com ação contra o Governo de Mato Grosso do Sul para garantir que todos os policiais sejam testados periodicamente. O juiz David de Oliveira Gomes, Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, aguarda manifestação do Estado para tomar uma decisão.

Nos siga no Google Notícias