ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Em Miranda, governador confirma retorno da Caravana da Saúde em novembro

Governo prevê a realização de 70 mil cirurgias e 50 mil exames em todo o Estado

Jhefferson Gamarra | 28/10/2021 13:13
Governador Reinaldo Azambuja em encontro realizadoem Miranda (Foto: Saul Schramm/Governo de MS)
Governador Reinaldo Azambuja em encontro realizadoem Miranda (Foto: Saul Schramm/Governo de MS)

Em evento de entrega de 302 cartões do Mais Social em Miranda, a 201 km de Campo Grande, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), garantiu a retomada de exames e cirurgias eletivas por meio da Caravana da Saúde no mês de novembro.

Conforme adiantou o chefe do Executivo, a previsão é realizar 70 mil cirurgias e 50 mil exames em todas as regiões do estado. Entre os procedimentos estão cirurgias de cirurgias eletivas de hérnia, catarata, ginecológicas, retirada de útero, ortopédicas entre outras. Também serão realizados exames de tomografia, ressonância, ultrassom, raio-x, colonoscopia e endoscopia.

“Estamos contratando esses serviços e vamos colocar a disposição da população. Tem uma fila de pessoas aguardando para fazer exames e cirurgias, todos esses procedimentos serão realizados pela secretaria de saúde em hospitais públicos e privados, estamos contratando os serviços em diversos hospitais do estado, então vamos pagar pelo serviço. Por conta da pandemia muitas pessoas ficaram com cirurgias represadas e a gente precisa acelerar isso. Esse é mais um programa da caravana da saúde que vai retornar agora novembro”, confirmou Azambuja.

Para a retomada do programa Caravana da Saúde, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) está pedindo que os usuários do SUS atualizem o cadastro em uma das unidades de saúde do seu município. “O governo está pedido para as pessoas atualizarem os cartões do SUS, então confira se você está com pedido de exames porque nós vamos acelerar isso para atender todas as famílias que necessitam em Mato Grosso do Sul”, finalizou o governador.

Neste ano, o programa será dividido em duas modalidades o Opera MS para colocar em dia as cirurgias eletivas e o Examina MS para por fim a fila de exames de média e alta complexidade, demanda represada em razão da pandemia de covid-19.

Este ano a SES recebeu propostas de 39 hospitais em 34 cidades do Estado para participação na Caravana da Saúde. Serão realizados no programa 94 procedimentos cirúrgicos e 66 tipos de exames de média e alta complexidade. A data de início ainda não foi divulgada.

Nos siga no Google Notícias