ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Em nova regra, TSE determina revalidação de biometria feita há mais de 10 anos

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou 12 resoluções que regerão o pleito de 2024; confira

Por Idaicy Solano | 28/02/2024 09:35
Eleitor informa impressão digital a leitor do TSE. (Foto: Abdias Pinheiro/TSE)
Eleitor informa impressão digital a leitor do TSE. (Foto: Abdias Pinheiro/TSE)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (27), 12 resoluções que regerão as Eleições Municipais de 2024. Dentre elas, foi definido que eleitores e eleitoras, cujos dados da biometria foram recolhidos há mais de dez anos, vão precisar passar por uma nova coleta, caso não tenham utilizado a biometria para se habilitarem a votar nos últimos dez anos.

As normas orientam candidatas, candidatos, partidos políticos, eleitoras e eleitores sobre as regras e diretrizes do pleito deste ano, cujo primeiro turno está previsto para o dia 6 de outubro. Este ano, os cidadãos votam para eleger prefeitos e vereadores do país para os próximos quatro anos.

A norma aprovada prevê que os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais ) deverão priorizar a ampliação da identificação biométrica do eleitorado. No caso de eleitores biometrizados há mais de 10 anos, que não tenham utilizado a biometria para votar, dentro deste mesmo período, precisarão passar pela coleta biométrica novamente.

O texto também traz a atualização da data para o fechamento do cadastro eleitoral para este ano. O eleitor terá até o dia  9 de maio para se cadastrar.

Também foi aprovada resolução para regulamentar o uso da inteligência artificial durante as eleições municipais, a proibição do transporte de armas de fogo 48 horas antes das eleições, e 24 horas após. Também ficou definido que artistas e influenciadores poderão demonstrar apoio a candidatos durante suas apresentações, desde que as manifestações sejam de forma voluntária e gratuita.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Arte: Lennon Almeida
Arte: Lennon Almeida

As resoluções foram elaboradas a partir das normas-base, publicadas em anos anteriores. As alterações se deram por conta da necessidade de atualização e foram feitas após ouvir as sugestões dos Tribunais Regionais Eleitorais, partidos políticos, cidadãos, universidades e entidades da sociedade civil, em audiências públicas realizadas em janeiro.

As resoluções poderão ser consultadas, na íntegra, no Portal do TSE, na página das Eleições 2024.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias