Sem energia há 7 dias, indígenas guaranis protestam em rodovia
O desabastecimento na região começou após um incêndio na rede elétrica que atingiu um canavial próximo
Indígenas da Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, localizada no município de Antônio João, iniciaram um protesto com o bloqueio da rodovia estadual MS-384, no trecho que liga Antônio João a Bela Vista. A manifestação é devido à falta de energia elétrica que afeta a comunidade há uma semana.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
De acordo com relatos e registros enviados pela vereadora Inaye Lopes Kaiowá, o desabastecimento na região começou após um incêndio na rede elétrica que atingiu um canavial próximo. A falta de eletricidade comprometeu o abastecimento de água potável no território indígena, além de provocar a perda de alimentos e danos a eletrodomésticos da população.
Em contato com a concessionária, ela informou que a região da aldeia vem sendo atingida por uma sequência de temporais desde o início da semana, o que também provocou danos à rede elétrica. "No sistema de atendimento da concessionária, o primeiro chamado foi registrado em 02/11, às 17h50", cita nota da empresa.
A concessionária disse ainda que equipes operacionais estiveram no local e realizaram os reparos necessários, mas novas ocorrências foram registradas em 03/11, às 18h08, e em 04/11, às 7h27. "Em ambos os casos, o fornecimento de energia foi restabelecido".
Sobre o atual protesto, a Energisa informou que há uma solicitação em aberto, registrada às 21h57 de 04/11. "As interrupções ocorreram em razão dos danos causados pelos temporais que atingem a região desde o início da semana, ocasionando recorrência nas ocorrências de falta de energia".
Além disso, "devido aos danos provocados pelos ventos intensos e descargas atmosféricas, é necessária a utilização de maquinário pesado para a execução dos reparos, o que amplia o tempo necessário para a conclusão dos trabalhos", reforça a empresa.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

