ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Esfaqueador de Bolsonaro será levado para hospital em Barbacena

Adélio Bispo está unidade prisional de Campo Grande e teve a transferência determinada em março

Marta Ferreira | 13/03/2020 17:54
Adélio bispo durante audiência no presídio federal em Campo Grande. (Reprofução/TV Globo)
Adélio bispo durante audiência no presídio federal em Campo Grande. (Reprofução/TV Globo)

O Hospital Psiquiátrico de Custódia Jorge Vaz em Barbacena (MG) será o destino de Adélio Bispo, o homem que ficou conhecido no País todo depois de esfaquear o presidente Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018. A decisão, do juiz Bruno de Souza Savino, da 3ª Vara de Justiça Federal de Juiz de Fora.

A determinação é em cumprimento a despacho anterior do juiz Dalton Kita Conrado, da 5ª Vara da Justiça Federal, corregedor do presídio federal de segurança máxima em Campo Grande, para onde Adélio foi transferido após o atentado, em setembro de 2018.

O prazo estipulado para a permanência do preso na unidade penal de Campo Grande vence em 2 de abril.

Depois do despacho do juiz corregedor do presídio, do início de março, a Defensoria Pública da União e o Ministério Público Federal foram favoráveis à transferência.

O portal G1 informou que a data em que irá ocorrer a transferência de Adélio do presídio de Campo Grande para Hospital Psiquiátrico de Custódia Jorge Vaz não foi informada.

Doença psiquiátrica - Adélio Bispo foi diagnosticado com transtorno delirante persistente em maio de 2019 e considerado inimputável. Por isso, conforme a decisão da Vara Federal de Campo Grande, ele não deve permanecer em um presídio, unidade prisional destinada ao encarceramento de pessoas, sem espaço ou estrutura para o tratamento adequado.

No documento ao qual o G1 teve acesso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerias (SES-MG) afirmou que o estado dispõe apenas do Hospital Psiquiátrico de Custódia Jorge Vaz, em Barbacena, para casos semelhantes.

Apesar do parecer do MPF e da DPU para a transferência de Adélio do presídio para um hospital psiquiátrico, o juiz Bruno Savino expressou no ofício que acredita que o preso será exposto a perigos no novo local. "Permanece a convicção deste juízo quanto ao perigo que estará exposto Adélio, na hipótese de ser inserido em hospital psiquiátrico judicial, onde internos convivem durante o período diurno entre si e os níveis de segurança são evidentemente baixos.", ressaltou Savino em trecho da decisão.

Nos siga no Google Notícias