ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Na 1ª remessa do ano, MS recebe 108 mil doses de vacina contra gripe

As doses serão liberadas para retirada pelos municípios de Mato Grosso do Sul a partir da próxima segunda

Por Idaicy Solano | 16/03/2024 08:05
Enfermeira aplica dose da vacina contra gripe em mulher (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Enfermeira aplica dose da vacina contra gripe em mulher (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A SES (Secretaria Estadual de Saúde), recebeu a primeira remessa da vacina contra Influenza, com 108 mil doses, nesta sexta-feira (15). As doses serão liberadas para a retirada pelos 79 municípios de Mato Grosso do Sul a partir da próxima segunda-feira (18).

O Ministério da Saúde anunciou no fim de fevereiro a antecipação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A campanha, realizada entre os meses de abril e maio, este ano vai começar no dia 25 de março.

A coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, explica que o objetivo da imunização é reduzir as complicações, internações e ainda a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus Influenza na população. “A sugestão do Ministério da Saúde é que a campanha não seja iniciada por grupos prioritários, mas que seja aberta ao grupo prioritário total".

Ana Paula explica que, apesar do Ministério estabelecer que a campanha começará dia 25 de março, Mato Grosso do Sul deve iniciar a campanha assim que receber e distribuir as doses. "Talvez apenas o tempo do município se organizar, porque precisamos liberar as vacinas, liberar os insumos que são seringas e agulhas. Lembrando que cada município tem a sua prioridade, então dará o início de acordo com o que consegue executar dentro do seu território”.

Imunização - A vacina utilizada é trivalente, que apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação – A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria) – e protege contra os principais vírus em circulação no Brasil.

No Estado, o público alvo soma 1.148.407 pessoas. Após iniciar, a campanha vai até o dia 31 de maio. O ‘Dia D’ de mobilização está previsto para o dia 15 de abril.

A vacina contra gripe pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias