ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Família reconhece corpos encontrados como de trabalhadores desaparecidos

Um dos homens foi atingido com dois tiros na cabeça e o outro por um em região que não foi divulgada

Ana Paula Chuva | 02/04/2022 17:32
Familiares e polícia no local onde os corpos foram encontrados (Foto: Última Hora)
Familiares e polícia no local onde os corpos foram encontrados (Foto: Última Hora)

Familiares reconheceram os dois corpos encontrados na manhã deste sábado(2), como Esteban David Valenzuela, 28 anos e Julio César Aveiro, 31 anos. Os homens estavam desaparecidos desde o 5 de março deste ano e os cadáveres foram achados nos arredores de Yby Yaú, entre os departamentos de Amambay e Concepción, faixa de fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul.

Segundo a imprensa paraguaia, os corpos estavam em propriedade vizinha à fazenda San Jorge, onde Julio e Esteban trabalhavam na construção de cercas quando desapareceram. Eles teriam sido sequestrados por suspeita de serem informantes da FTC (Força-Tarefa Conjunta), grupo de elite das Forças Armadas do Paraguai para combater guerrilheiros.

A identidade dos dois foi confirmada pela autópsia no necrotério do Hospital Regional de Yby Yaú. Conforme o tenente-coronel, Luis Aspeteguía, não havia nenhum indicação de que o local estaria nas mãos do EPP (Exército do Povo Paraguaio) e nenhum membro da quadrilha reivindicou a autoria do crime.

De acordo com a imprensa local, os  homens teriam sido executados, poucas horas antes de serem encontrados. Nos corpos foram encontrados ferimentos de bala e três cartuchos de calibre 9 milímetros. Ambos estavam com traumatismo cranioencefálico.

Porém, Valenzuela teve dois ferimentos de tiro na região da cabeça, enquanto Aveiro recebeu um tiro, mas a localização exata não foi divulgada. O local onde foram encontrados fica a menos de 10 quilômetros de onde sumiram.

Os dois trabalhadores teriam saído para caçar, com uma arma de fogo no dia 5 do mês passado e desde então não foram mais vistos. No entanto, o desaparecimento só foi comunicado à polícia seis dias depois pelo administrador da fazenda Marcos Eduardo Yáñez que afirmou demorar por estar esperando alguma comunicação das vítimas.

No mesmo dia em que os homens desapareceram, o professor aposentado Carlos González Britos, 57 anos, também sumiu horas antes. Ele foi solto no dia 14 de março com algumas mensagens que supostamente seriam do EPP para a imprensa.

Nos siga no Google Notícias