ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Fiocruz vê "fortes indícios" do fim da pandemia até o início de 2022

Fundação ressalta que o momento exige cautela para se evitar "reveses indesejáveis"

Adriano Fernandes | 05/10/2021 23:17
Dose da vacina contra a covid-19. (Foto: Henrique Kawaminami)
Dose da vacina contra a covid-19. (Foto: Henrique Kawaminami)

Com o avanço da vacinação contra a covid-19 e a consequente redução no número de mortes, novos casos e internações por conta da doença os pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) já apontam uma "luz no fim do túnel" em meio à pandemia. No mais recente "Boletim do Observatório Covid-19" que é divulgado pela instituição, os pesquisadores informam que "há fortes motivos para se acreditar no fim da pandemia até os primeiros meses de 2022".

Entretanto, ainda conforme o documento o momento exige cautela para se evitar "reveses indesejáveis". Os pesquisadores ressaltam que o fim da pandemia não vai representar o fim da “convivência” com a Covid-19, que deverá se manter como doença endêmica e passível de surtos assim como a gripe ou a dengue.

Neste sentido, medidas como o uso de máscaras, distanciamento físico e higiene constante das mãos continuarão sendo importantes, ainda por algum tempo, em ambientes fechados ou naqueles abertos com aglomeração. Nesta edição do boletim os pesquisadores apontam que o passaporte de vacinas é uma importante estratégia para estimular e ampliar a vacinação no Brasil. Ao defender a adoção dessa iniciativa em todo o país, o documento destaca o princípio do ponto de vista da saúde pública de que “a proteção de uns depende da proteção de outros e de que não haverá saúde para alguns se não houver saúde para todos”.

Os pesquisadores ainda comentam que o mundo não estará livre da covid-19 enquanto ela for uma ameaça em algum lugar do planeta. "Este Boletim insiste na necessidade, frente ao arrefecimento da carga colocada pela Covid-19 sobre o SUS, do sistema se organizar para dar conta do imenso passivo assistencial resultante da pandemia, tanto pelos atendimentos e por outras causas, postergadas, como pelos imensos desafios colocados pela Covid longa, requerendo cuidados de longo prazo e, frequentemente, especializados", diz trecho da publicação.

Mato Grosso do Sul é destaque - O boletim é o resultado das análises quantitativas sobre a pandemia em todo o território nacional, de 12 a 25 de setembro de 2021 - que equivalem a 37ª e 38ª semana epidemiológica. Neste período houve redução nos números absolutos de internações (-27,7%) e óbitos (-42,6%).

Também houve diminuição das taxas de ocupação de leitos UTI Covid-19 para adultos, com 25 unidades da Federação fora da zona de alerta (taxas inferiores a 60%). Oito estados também reduziram o número de leitos de UTI Covid-19 para adultos, permanecendo, ainda assim, fora da zona de alerta. Mato Grosso do Sul está entre eles.

Com relação à segunda dose, ou dose única, Mato Grosso do Sul se destaca por ter o maior percentual, com 55,5%; maior percentual de doses destinadas a completar o esquema vacinal, com 43,8%, e o maior percentual de doses de terceiras doses, com 3,9%.

Nos siga no Google Notícias