ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Forças Armadas são as instituições que brasileiros mais confiam, diz Datafolha

Datafolha analisou como está a confiança dos brasileiros nas instituições do país e militares corresponderam a 45% das respostas como “muito confiáveis”

Izabela Sanchez | 12/04/2019 16:40
CMO em dia de homagem à Ditadura Militar, em Campo Grande (Foto: Marina Pacheco)
CMO em dia de homagem à Ditadura Militar, em Campo Grande (Foto: Marina Pacheco)

Levantamento do Datafolha analisou como está a confiança dos brasileiros e brasileiras nas instituições do país e segundo a pesquisa, as Forças Armadas são as mais confiáveis para o público analisado. Segundo o jornal Folha de São Paulo, 45% das pessoas disseram que os militares são “muito confiáveis”.

Antes, aponta a Folha, esse índice era de 37%, o que mostra crescimento de 8%. Há ainda os que não confiam, 18% e os que confiam pouco, 35%. Além das Forças Armadas, a Presidência da República foi apontada como a segunda instituição mais confiável, com maior aumento do grau de confiança.

A mesma pesquisa em junho de 2018 apontava que 5% confiavam muito e 64% não confiavam. Já o novo levantamento indica 29% dos que confiam muito e 29% dos que não confiam. Os que confiam um pouco corresponderam a 41%.

Quanto aos militares, a confiança é maior entre os homens, já que 55% deles afirmaram confiar muito, frente à 36% das mulheres. Esse índice também é maior na região Sul – 50% - e entre as pessoas que aprovam Jair Bolsonaro (PSL), 69%. Outra pesquisa do Datafolha mostrou que 60% consideravam a atuação dos militares no governo positiva para o país.

Congresso e partidos – O instituto também indica crescimento na confiança dos congressos e partidos políticos. A pesquisa de 2018 mostrou que 3% confiavam muito no Congresso e esse número aumentou para 8%. Os que confiavam um pouco eram 28% e os que não confiavam, 67%. Esses percentuais aumentaram e diminuíram para 49% e 41%, respectivamente.

A confiança nos partido cresceu 3 pontos com relação a 2018: 5% confiam muito nas legendas. Os que confiam pouco representam 39%, aumento de 11 pontos e 68% não confiam nada, uma queda de 14 pontos.

Instituições do judiciário também representaram aumento de confiança. Quanto ao STF (Supremo Tribunal Federal ), 18% confiavam muito, aumento de 4 pontos, 46% confiam pouco, aumento de 3 pontos e 32% os que não confiam, queda de 7 pontos.

Público – A Folha afirma que a idade dos entrevistados tem ligação com o índice de confiança nas instituições. Segundo o jornal, quanto maior a idade, maior a confiança nas instituições. Entre o público de 16 e 24 anos, 14% confiavam muito, mas entre os maiores de 60, esse número aumenta para 32%.

A pesquisa também notou que entre os mais velhos - 13% dos maiores de 60 anos – é maior a confiança nas redes sociais. Esse número é de 7% entre os mais jovens, de 16 a 24 anos.

Os menos escolarizados são os que mais confiam no Judiciário e nas grandes empresas, segundo o levantamento. Entre o público que fez o ensino fundamental, 26% confiam muito nos empresários e 30% na Justiça. Já os que têm ensino superior, 14% confiam nas empresas e 20% no Judiciário.

O Datafolha entrevistou 2.086 pessoas nos dias 2 e 3 de abril em 130 municípios de todo o Brasil. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Nos siga no Google Notícias