ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Gaeco fez buscas em empresa que administra cartão de combustível

Empresa fornece sistema para gestores públicos, que são suspeitos de fraudes com o uso de tecnologia

Marta Ferreira e Helio de Freitas | 12/05/2020 11:35
Sede administrativa da SH Informática e da distribuidora de Combustível ficam no mesmo lugar em Dourados. (Foto: Helio de Freitas)
Sede administrativa da SH Informática e da distribuidora de Combustível ficam no mesmo lugar em Dourados. (Foto: Helio de Freitas)

A investigação que levou o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) a cumprir mandados em quatro cidades, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste, Dourados e Campo Grande é relacionada ao uso fraudulento do sistema de gestão de frota Taurus Card. Funciona com um cartão com créditos para abastecimento de combustível.

A suspeita é de desvio de recurso público usando essa modalidade de contrato. Um das suspeitas apuradas pela reportagem é que pessoas que nada tem a ver com o Poder Público tenham sido autorizadas a abaster ou ainda que o crédito em combustível tenha virado dinheiro vivo.

O Taurus Card é um produto da empresa SH Informática, oficialmente em nome da esposa de um dos sócios da Taurus. Um dos locais de busca foi a sede dessa empresa, na BR-163, em Dourados. É ali que fica toda a administração tanto da distribuidora de combustível quando da empresa de gerenciamento de cartões de abastecimento de combustível.

O Campo Grande News conversou com o advogado da SH Informática, Gustavo Ferreira. De acordo com ele, a empresa apenas fornece o sistema. Quem abastece e quem autoriza o uso é o gestor público, disse. De acordo com ele, a busca na sede da empresa recolheu apenas informações.

Prefeitura cercada - O foco maior da “Combustão”, nome dado à operação, é em Ribas do Rio Pardo, onde houve prisões, além de busca e apreensão em posto de combustível. A prefeitura da cidade também foi “cercada” por agentes de segurança do Gaeco e da Polícia Militar, em busca de provas do envolvimento no esquema de servidores públicos, inclusive o prefeito Paulo Cesar Lima Silveira, o Paulo Tucura, do MDB.

Em São Gabriel do Oeste, a busca foi em órgão público, como apurado. Em Campo Grande, não foi informado o local.

Os mandados a serem cumpridos, 17 ao todo, foram autorizados pela desembargadora Elizabete Anache. O pedido é feito em segundo grau pois envolve a investigação de prefeito, que tem foro privilegiado.

Além de integrantes do Gaeco, a operação teve apoio do Batalhão de Choque da Polícia Militar e do Bope (Batalhão de Operações Especiais). As  equipes saíram de Campo Grande antes do sol clarear para cumprir os mandados no interior.

Poucos detalhes – O Gaeco deu poucas informações, como costuma fazer em ações que tramitam em sigilo.  Segundo nota divulgada pelo Grupo, a atividade realizada foi em apoio à Procuradoria-Geral de Justiça, que tem a prerrogativa d einvestigar prefeitos.

“A investigação se destina a apurar o desvio de recursos públicos na execução de contratos de aquisição de combustíveis, realizado por meio de abastecimentos fraudulentos e retiradas de valores em espécie em posto integrante do núcleo criminoso”, informa o texto.


Nos siga no Google Notícias