ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Gestantes vacinadas com Astrazeneca receberão 2ª dose de outro fabricante em MS

Próximas doses que desembarcarem no Estado serão destinadas para o complemento do ciclo vacinal deste público

Jhefferson Gamarra e Adriel Mattos | 26/07/2021 16:38
Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende durante coletiva nesta segunda-feira (26) (Foto: Paulo Francis)
Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende durante coletiva nesta segunda-feira (26) (Foto: Paulo Francis)

Grávidas e puérperas imunizadas contra a covid-19 com a primeira dose da Astrazeneca poderão receber a segunda dose com a vacina da Pfizer ou Coronavac em Mato Grosso do Sul. A autorização foi anunciada pela Secretaria Estadual de Saúde nesta segunda-feira (26).

De acordo com o titular da pasta, Geraldo Resende, o grupo poderá tomar a segunda dose a partir da próxima remessa de vacinas que chegar ao Estado, prevista para esta semana. segundo ele, a medida é sustentada por estudos científicos que garantem a eficácia de combinar os fabricantes.

“Nós entendemos e a ciência comprovou que é possível fazer o ciclo vacinal com a dose da Pfizer. Mato Grosso do Sul autorizou e a orientação e de que os carregamentos que estão previstos para chegar amanhã e na quarta-feira sejam utilizados para completar ciclo vacinal. Caso não existam doses da Pfizer os municípios podem fazer também com a Coronavac, do instituto Butantan”, explicou Geraldo.

Gravidas e puérperas foram incluídas na campanha de vacinação contra covid-19 em maio, período em que o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, suspendeu o uso da Astrazeneca para estes públicos depois da morte por acidente vascular cerebral de uma grávida que recebeu a dose.

Previsão de novas doses – O Ministério da Saúde deve enviar ao Estado nesta semana 112.660 doses de vacina contra a Covid-19. No total serão 41.400 doses da Coronavac, 26.910 doses da Pfizer e 44.350 doses da Astrazeneca.

A quantidade que cada município irá receber será definida com todas as Secretarias Municipais de Saúde em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e será publicado no Diário Oficial do Estado.

Orientação em Campo Grande - A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) orienta as gestantes que foram vacinadas em Campo Grande com a primeira dose de Astrazeneca a entrarem em contato com o serviço de “Alô, mamãe” para serem acompanhadas caso tenham reações.

Além do pedido para que as gestantes entrem em contato com o serviço, a Sesau está realizando também um levantamento deste público, através de contato telefônico e por meio de mensagem via aplicativo WhatsApp.

As gestantes que foram imunizadas com Astrazenca em Campo Grande podem entrar contato com o serviço de telemonitoramento através do número 67 – 2020-2170 das 7h30 às 19h.

Nos siga no Google Notícias