ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Governo de Mato Grosso do Sul lança campanha contra a LGBTfobia

Estado não tem dados oficiais, mas trabalha com a polícia para ter mais informações

Adriel Mattos | 23/02/2022 10:31
Subsecretário Leonardo Bastos lembrou que ainda há dificuldades para que vítimas denunciem. (Fotos: Marcos Maluf)
Subsecretário Leonardo Bastos lembrou que ainda há dificuldades para que vítimas denunciem. (Fotos: Marcos Maluf)

O governo de Mato Grosso do Sul lançou na manhã desta quarta-feira (23) a Campanha de Combate à LGBTfobia. A solenidade foi realizada no auditório da Governadoria, no Parque dos Poderes.

O Estado ainda não tem números oficiais, mas essa situação está sendo trabalhada com apoio da Polícia Civil, que atualizou o sistema de registro de boletim de ocorrência para incluir o motivador.

“Infelizmente, o Brasil não tem dados oficiais sobre violência contra o público LGBT. Em Mato Grosso do Sul, fizemos uma série de alterações no Sigo [Sistema Integrado de Gestão Operacional] para termos esses dados. Desde o ano passado, tornou-se obrigatório inserir a LGBTfobia como motivador do crime de injúria racial”, disse o subsecretário de Políticas Públicas LGBT, Leonardo Bastos.

Bastos afirmou ainda que o objetivo é, além de reduzir os índices do crime, incentivar as vítimas a denunciarem. “O que percebemos nas nossas ações da subsecretaria é que a população procura pouco a polícia, porque se sente insegura ou ainda não entende que aquilo que sofreu é crime”, destacou.

Para o coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado, Mateus Sutana e Silva, a campanha é essencial para acabar com a invisibilidade dessa situação.

“Casos de LGBTfobia acontecem todos os dias, mas são classificados como vias de fato, ameaça ou briga de vizinho, e essa campanha coloca um foco na motivação desses crimes. As pessoas têm que se empoderar que, quando sofrem esse preconceito, isso é um crime”, pontuou.

Representando o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) no evento, o secretário de Estado de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso, lembrou que o governo tem como meta combater este e todos os tipos de preconceito.

“Sabemos que o Brasil é um dos países que mais mata pessoas LGBT. E o intuito do Governo do Estado é erradicar essa triste realidade. LGBTfobia já tem tipificação penal e essa campanha vem levar a informação que isso é crime”, afirmou.

Além da Polícia Civil, a Defensoria Pública e o MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) também apuram casos de violência.

Em 2019, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu equiparar a LGBTfobia com o crime de racismo. Assim, essa situação pode ser punida até com prisão de um a três anos.

Cartaz da campanha será afixado em órgãos públicos e locais de grande circulação.
Cartaz da campanha será afixado em órgãos públicos e locais de grande circulação.


Nos siga no Google Notícias