ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Governo Federal fará articulação para que Bonito seja cenário de filme

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, promete articular uma comissão que irá trazer produções para MS

Por Mylena Fraiha e Fernanda Palheta | 25/05/2024 12:37
Balneário de Bonito, destino turístico a 297 km de Campo Grande (Foto: Divulgação/Prefeitura de Bonito)
Balneário de Bonito, destino turístico a 297 km de Campo Grande (Foto: Divulgação/Prefeitura de Bonito)

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Marcelo Freixo, adiantou que Bonito, a 297 km da Capital, poderá ser cenário de uma produção cinematográfica no próximo ano.

A informação foi adiantada ao Campo Grande News neste sábado (25), durante evento de lançamento de programa de governo da pré-candidatura da deputada federal Camila Jara (PT) à Prefeitura de Campo Grande. Freixo já havia participado nesta sexta-feira (24) do lançamento do Bonito Cinesur, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.

Marcelo Freixo durante evento de Camila Jara, pré-candidata à Prefeitura de Campo Grande (Foto: Juliano Almeida)
Marcelo Freixo durante evento de Camila Jara, pré-candidata à Prefeitura de Campo Grande (Foto: Juliano Almeida)

À reportagem, o presidente da Embratur confirmou que neste ano uma produção audiovisual terá como cenário o Arquipélago de Fernando de Noronha (PE). Freixo também fez a promessa de que articulará uma film commission (ou comissão fílmica, em português) para que o próximo cenário seja em Bonito.

Bonito é um polo importante, porque tem a mistura do audiovisual, com natureza e com ecoturismo. É um projeto da Embratur que nós temos trabalhado muito”, destaca o presidente da Embratur.

Ele também destacou que o Bonito Cinesur já recebeu 700 inscrições de filmes. “Eu cheguei ontem cedo e participei do lançamento da segunda edição do Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito. Acho que vai se consolidar no calendário nacional e terá grande sucesso. É um festival da América do Sul, acho que vai se consolidar como o de Gramado”, comenta Freixo.

Comissão fílmica - Film commission é um termo em inglês que se refere a um órgão governamental. Esse órgão, seja municipal, estadual ou federal, incentiva e facilita a produção audiovisual. Isso inclui produções cinematográficas, televisivas ou publicitárias em locais públicos.

Entre os exemplos de produções articuladas por meio de uma film comission, e que foram citadas por Freixo, está o filme “O Senhor dos Anéis”, que movimentou o turismo na Nova Zelândia; e a série da Netflix, "La Casa de Papel", que trouxe cenários da Espanha nas telas de streaming.

Em MSconforme pontuado pela FCMS (Fundação de Cultura de MS), as film commissions tem como objetivo oferecer apoio aos cineastas regionais em suas produções e atrair equipes de produtoras nacionais e estrangeiras, a fim de fazer gravações em cenários naturais, rurais e urbanos do Estado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias