ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Governo quer ampliar estruturas da saúde para enfrentar 3ª onda de covid-19

Nas últimas semanas, números de contaminação e ocupação em leitos voltaram a crescer em todo o Estado

Jhefferson Gamarra e Alana Portela | 22/05/2021 14:11
Taxa de ocupação em leitos aumentou consideravelmente nas últimas semanas (Foto: Arquivo)
Taxa de ocupação em leitos aumentou consideravelmente nas últimas semanas (Foto: Arquivo)

Diante da possibilidade de uma nova escalada de casos da covid-19 em Mato Grosso do Sul, a SES (Secretaria Estadual de Saúde), informou durante evento realizado neste sábado (22), que está analisando a possibilidade de ampliação nas estruturas de unidades de saúde do interior do estado, para o enfrentamento de uma eventual terceira onda da doença.

Com o aumento da circulação de pessoas e o afrouxamento nas medidas de biossegurança, os números de contaminações voltaram a subir em todo o estado. Boletim divulgado hoje (22), pela secretária de saúde, aponta que 275.21 pessoas já foram contaminadas com a doença no Estado, 1.954 casos apenas nas últimas 24h.

“Nossa média móvel desta semana foi a maior desde o início da pandemia, desde março do ano passado. Nossa média móvel de casos atualmente está em 1.530 casos por dia, considerando a última semana. São mais de 1.200 pessoas internadas em hospitais, em leitos clínicos e UTI's”, afirmou o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende.

Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende chamou atenção para os números alarmantes durante evento realizado neste sábado (22) (Foto: Henrique Kawaminami)
Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende chamou atenção para os números alarmantes durante evento realizado neste sábado (22) (Foto: Henrique Kawaminami)

A apreensão em relação 3ª onda ainda maior devido a falta de estrutura em unidades que já estão sofrendo com a falta de leitos e filas de pacientes aguardando vagas na terapia intensiva. “Foram registrados ontem, em todas as macrorregiões do estado: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, a ausência de leitos de UTI. Estamos com hospitais e upas totalmente ocupadas e áreas que são destinadas para outros agravos em saúde, sendo transformadas em atendimento para pacientes com covid”, alertou Resende.

De acordo com o secretário, estão previstas reuniões com autoridades de Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas para dar início a um processo de abertura de novos leitos para o enfrentamento da terceira onda da doença.

Mesmo com a situação crítica, Resende ressalta que ainda é possível evitar um cenário de catástrofe, desde que combinado com a estruturação de unidades de saúde, a população continue adotando medidas de distanciamento e isolamento social, além do uso de máscaras.

“Se nós não tivermos precauções e ações efetivas vamos chorar um mar de lágrimas. Não podemos negar uma doença tão cruel como essa. Estamos buscando caminhos e tomando decisões para preservar o maior patrimônio que Mato Grosso do Sul possui, que é sua gente”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias