ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Governo quer aval da Anvisa para comprar cerca de 2 milhões de vacinas russas

Aquisição seria feita por meio de consórcio com outros estados, que almejam, ao todo, 30 milhões de doses

Guilherme Correia | 14/04/2021 12:05
Profissional de saúde aplica dose de vacina contra a covid-19 (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Profissional de saúde aplica dose de vacina contra a covid-19 (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Durante transmissão na manhã desta quarta-feira (14), o titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Geraldo Resende, disse que o governo de Mato Grosso do Sul, junto a outras seis unidades da federação, aguardam aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para comprarem doses da vacina Sputnik-V.

Segundo ele, o Estado pretende adquirir de um a dois milhões de doses nesse processo. "Fizemos carta de intenções, já assinadas, para aquisição de um a dois milhões de vacinas [Sputnik]. Tão logo a Anvisa possa liberar o uso dessa vacina aqui no Brasil, além de outras tratativas com o Consórcio para podermos avançar na imunização da nossa população aqui do Mato Grosso do Sul".

No País, o BrC (Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central), formado pelo Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins, pretende comprar até 30 milhões de imunizantes.

Resende conta que visitou o Laboratório da União Química em Santa Maria (DF), que deverá passar a fabricar o IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) - princípio ativo da vacina de origem russa. "É um grande laboratório que fabrica vários medicamentos. Ficamos muito felizes à boa recepção, inclusive com o diretor-presidente, que fez as honras da nossa visita e mostrou funcionamento do laboratório".

A Anvisa tem até o fim de abril para decidir sobre a importação excepcional e temporária de doses dessa vacina.

Reunião com governo federal - Em visita a Brasília (DF), o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), junto ao secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, encontraram-se com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e solicitaram mais vacinas a municípios fronteiriços de Mato Grosso do Sul.

Além disso, a "falta de medicamentos do kit intubação" foi tratada em reunião, já que, conforme Resende, os principais hospitais sul-mato-grossenses têm tido dificuldade na aquisição desses insumos.. "Ontem tivemos dificuldades com hospitais da Capital, principalmente o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, que é o principal no enfrentamento a covid", disse em coletiva.

Para essa questão, ele garante que o governo estadual deve adquirir medicamentos por meio de farmacêuticas paulistas. "Sabemos que são escassos, mas é preciso parte desses medicamentos para não faltarem medicamentos do kit intubação. Aguardamos com expectativa outras solicitações que fizemos ao Ministério da Saúde", finalizou.

Nos siga no Google Notícias