ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Governo suspende inscrições do programa Vale Universidade Indígena

Programa concede auxílio financeiro a estudantes indígenas, que estão atuando em unidades da Uems

Leonardo Rocha | 24/03/2020 09:56
Programa contempla estudantes indígenas (Foto: Divulgação)
Programa contempla estudantes indígenas (Foto: Divulgação)

O governo estadual resolveu suspender até 30 de abril o prazo das inscrições do programa “Vale Universidade Indígena”, que confere um auxílio financeiro a estes acadêmicos, que estiverem estudando em unidades da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Segundo a Sedhast (Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), que organiza o programa estadual, serão 200 vagas para estudantes indígenas, que mediante a realização de estágio em órgãos estaduais, irão receber um auxílio financeiro em média de R$ 745,00 por mês.

Em função da pandemia do coronavírus, a pasta resolveu suspender as inscrições que estavam abertas e depois de 30 de abril, deve ser publicado um edital com os novos prazos (inscrições) para o programa. A Secretaria informou que não haverá prejuízos para quem já realizou as inscrições, já que estas terão a devida avaliação do grupo de trabalho da pasta.

O programa tinha aberto as inscrições para este público específico no dia 18 e março e este seguiria até o dia 4 de abril. Para ser contemplado com a vaga, o acadêmico precisa comprovar que é indígena, por meio do Rani (Registro Administrativo de Nascimento de Índio), não tem reprovação em qualquer disciplina, além de fazer parte do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal.

Projetos – A Sedhast também suspendeu os prazos para o chamamento público, que iria escolher projetos de entidades que tratam de direitos humanos, assistência social e trabalho. Ao todo haveria o repasse de recursos para 38 propostas, com um investimento de R$ 2,3 milhões para esta iniciativa.

O prazo inicial para inscrever os projetos era até o dia 13 de abril, no entanto em função da pandemia, o envio dos projetos ficam suspenso até o dia 30 (abril). Depois será feito um novo ato da Secretaria para colocar novas datas e cronograma do chamamento público.

Nos siga no Google Notícias