ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Hospital Regional firma acordo para operar crianças com fissura labial

Duas crianças da Capital e oito do interior serão operadas em mutirão neste final de semana

Liana Feitosa | 03/06/2022 14:08
Equipe médica realiza procedimento cirúrgico em pacientes de MS. (Foto: Divulgação)
Equipe médica realiza procedimento cirúrgico em pacientes de MS. (Foto: Divulgação)

Termo de cooperação entre HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) e a Funcraf (Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais) vai permitir que 10 crianças passem por cirurgia reconstrutora de fenda labial, ou fenda palatina, popularmente conhecida como lábio leporino. O procedimento não é realizado no Estado e, quando aptos, os pacientes são encaminhados para Bauru (SP) para passar pela cirurgia.

O cirurgião-dentista Fernando Ruas Esgalha, que compõe a equipe médica do HRMS e é especialista buco-maxilo, destaca a importância da cirurgia ser realizada no Estado. Dessa vez, duas crianças da Capital e oito do interior serão operadas. “Esse termo de cooperação facilita a vida do paciente, que não precisa ir até o interior de São Paulo para fazer a cirurgia. O Hospital Regional tem a logística e a Funcraf tem o recurso para que esse procedimento possa ser realizado aqui. Nesse fim de semana atenderemos dez crianças, mas esperamos que esse termo se estenda e que possamos trazer essa referência para o HRMS”, afirma.

De acordo com o cirurgião plástico Carlos Eduardo Bertier, de Bauru, o procedimento promove a “reconstrução do lábio, músculos, mucosa e tecido cutâneo, que é feita para deixar da forma mais agradável possível, tanto no resultado estético, quanto na saúde e na vida social da criança melhorando a alimentação, amamentação, o convívio social e a comunicação”.

“Esse translado que a família tem de fazer é desgastante para eles e para o Estado, que precisa acompanhá-los. Se a gente conseguir trazer essa referência para o HRMS não serão apenas dez, mas centenas de novos sorrisos estampados no rosto de nossas crianças”, finaliza o diretor presidente do HRMS, Lívio Viana de Oliveira Leite.

Nos siga no Google Notícias