ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Justiça nega suspensão imediata de concursos para PM e bombeiros

Ministério Público havia entrado com apelação na última terça-feira

Aline dos Santos | 17/02/2020 09:00
Concurso foi aberto em 2018 para seleção de policiais militares (foto) e bombeiros. (Foto: Arquivo)
Concurso foi aberto em 2018 para seleção de policiais militares (foto) e bombeiros. (Foto: Arquivo)

O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) negou liminar para a suspensão imediata dos concursos da PM (Polícia Militar) e do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso, não há os requisitos legais para aceitar a apelação do MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul): probabilidade do direito e perigo do dano.

Na última terça-feira (dia 11), o promotor Eduardo Franco Cândia entrou com apelação em um processo que tramita desde 2018 na 4ª Câmara Cível do TJ/MS.

Lançados em 2018, os editais consideravam aptos os candidatos que apresentassem índice mínimo de 20/25 em ambos os olhos, a seis metros de distância e sem correção (óculos ou lentes). O parâmetro é a Escala de Snellen, que tem série de fileiras de letras, que vão diminuindo.

O MP entrou com a ação alegando que seriam desclassificadas pessoas com miopia, astigmatismo e quem fizesse a prova sem óculos ou lentes de contatos.

Em novembro daquele ano, a liminar para suspender os concursos foi negada pelo juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, David de Oliveira Gomes Filho.

De acordo com a PGE (Procuradoria-Geral do Estado), lei de novembro do ano passado alterou os índices mínimos. Passado para acuidade visual de 20/67 em ambos os olhos, sem correção óptica, ou acuidade visual de 20/25 em ambos os olhos, com correção óptica.

A acuidade visual é testada com um gráfico ocular (tabela de Snellen) colocado a seis metros do examinado. Portanto, se a pessoa tem visão 20/20, a visão é normal e significa que enxerga o que a maioria da população vê a 6 metros de distância.

A expectativa é que se formem 650 novos militares, que reforçarão a segurança pública. Dos 541 soldados, 153 são para os bombeiros e 388 para a PM.

Nos siga no Google Notícias