Levantamento coloca MS em 6º no índice de transparência sobre Covid-19
Dados de organização inglesa diz que estados no Brasil faltam com transparência sobre número de leitos e teste em pacientes
Levantamento da organização OKBR (Open Knowledge Brasil) coloca Mato Grosso do Sul em 6ª no ranking nacional de transparência de dados básicos sobre o novo coronavírus (Covid-19). O estado, juntamente com o Maranhão, está classificado como “médio” na divulgação de informações como número de leitos e perfil dos infectados pela doença.
A OKBR é uma organização inglesa, sem fins lucrativos, que promove a difusão de conhecimento livre. O resultado deste levantamento foi publicado hoje em reportagem da Folha de S. Paulo. A análise da OKBR revela que 90% dos estados e do governo federal não tornam públicos dados que possibilitem o acompanhamento detalhado do alastramento do novo coronavírus.
As autoridades não apresentam, por exemplo, dados básicos sobre quantidade de testes disponíveis. Somente o Tocantins, segundo a OKBR, divulga essa informação -o estado também é um dos que mostram quantos testes foram realizados.
Nas secretarias estaduais de saúde a situação não é muito diferente. Como mostra o levantamento da OKBR, mais de 80% dos estados não possuem dados abertos (que possam ser baixados e filtrados de diferentes formas) e apresentam as informações a partir de boletins diários sobre a doença.
Até mesmo informações sobre os municípios onde ocorrem os casos e mortes não são disponibilizados pelo governo federal e por três unidades federativas. O levantamento também revela que nenhum ente federativo apresenta o número de leitos ocupados pelo coronavírus, informação essencial para a análise da situação da epidemia no país.
A análise da OKBR levou à criação de um Índice de Transparência da Covid-19, que, por sua vez, deu origem a um ranking, liderado por Pernambuco, dos estados mais transparentes na divulgação de dados sobre a doença.
O levantamento foi feito com base em informações disponíveis na manhã de 2 de abril. O ranking do Índice de Transparência da Covid-19 será atualizado semanalmente.
O secretário Estadual de Saúde, Geraldo Rezende, disse que tomou conhecimento dos dados deste levantamento hoje e irá pedir análise técnica para verificar em quais pontos a transparência de dados pode ser melhorada. Ele diz que Mato Grosso do Sul está trabalhando da forma “mais cristalina possível”, com divulgação das resoluções tomadas contra a Covid-19.
Confira o ranking da OKBR:
1 - Pernambuco - Nível alto de transparência
2- Ceará - bom
3 - Rio de Janeiro - bom
4 - Tocantins - médio
5 - Minas Gerais - médio
6 - Maranhão e Mato Grosso do Sul - médio
7 - Roraima - médio
8 - Rio Grande do Sul e Governo Federal - baixo
9 - Alagoas e Bahia - baixo
10 - Mato Grosso e São Paulo - baixo
11 - Rio Grande do Norte - baixo
12 - Distrito Federal e Piauí - baixo
13 - Amazonas - baixo
14 - Acre e Goiás - baixo
15 - Amapá, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Sergipe- opaco
16 - Pará e Rondônia - opaco