ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, DOMINGO  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Levantamento coloca MS em 6º no índice de transparência sobre Covid-19

Dados de organização inglesa diz que estados no Brasil faltam com transparência sobre número de leitos e teste em pacientes

Silvia Frias | 03/04/2020 15:05
Levantamento coloca MS em 6º no índice de transparência sobre Covid-19
Hospital de Campanha no HR para suprir deficit de leitos: informação defasada nos estados

Levantamento da organização OKBR (Open Knowledge Brasil) coloca Mato Grosso do Sul em 6ª no ranking nacional de transparência de dados básicos sobre o novo coronavírus (Covid-19). O estado, juntamente com o Maranhão, está classificado como “médio” na divulgação de informações como número de leitos e perfil dos infectados pela doença.

A OKBR é uma organização inglesa, sem fins lucrativos, que promove a difusão de conhecimento livre. O resultado deste levantamento foi publicado hoje em reportagem da Folha de S. Paulo. A análise da OKBR revela que 90% dos estados e do governo federal não tornam públicos dados que possibilitem o acompanhamento detalhado do alastramento do novo coronavírus.

As autoridades não apresentam, por exemplo, dados básicos sobre quantidade de testes disponíveis. Somente o Tocantins, segundo a OKBR, divulga essa informação -o estado também é um dos que mostram quantos testes foram realizados.

Nas secretarias estaduais de saúde a situação não é muito diferente. Como mostra o levantamento da OKBR, mais de 80% dos estados não possuem dados abertos (que possam ser baixados e filtrados de diferentes formas) e apresentam as informações a partir de boletins diários sobre a doença.

Até mesmo informações sobre os municípios onde ocorrem os casos e mortes não são disponibilizados pelo governo federal e por três unidades federativas. O levantamento também revela que nenhum ente federativo apresenta o número de leitos ocupados pelo coronavírus, informação essencial para a análise da situação da epidemia no país.

A análise da OKBR levou à criação de um Índice de Transparência da Covid-19, que, por sua vez, deu origem a um ranking, liderado por Pernambuco, dos estados mais transparentes na divulgação de dados sobre a doença.

O levantamento foi feito com base em informações disponíveis na manhã de 2 de abril. O ranking do Índice de Transparência da Covid-19 será atualizado semanalmente.

O secretário Estadual de Saúde, Geraldo Rezende, disse que tomou conhecimento dos dados deste levantamento hoje e irá pedir análise técnica para verificar em quais pontos a transparência de dados pode ser melhorada. Ele diz que Mato Grosso do Sul está trabalhando da forma “mais cristalina possível”, com divulgação das resoluções tomadas contra a Covid-19.

Confira o ranking da OKBR:
1 - Pernambuco - Nível alto de transparência
2- Ceará - bom
3 - Rio de Janeiro - bom
4 - Tocantins - médio
5 - Minas Gerais - médio
6 - Maranhão e Mato Grosso do Sul - médio
7 - Roraima - médio
8 - Rio Grande do Sul e Governo Federal - baixo
9 - Alagoas e Bahia - baixo
10 - Mato Grosso e São Paulo - baixo
11 - Rio Grande do Norte - baixo
12 - Distrito Federal e Piauí - baixo
13 - Amazonas - baixo
14 - Acre e Goiás - baixo
15 - Amapá, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Sergipe- opaco
16 - Pará e Rondônia - opaco

Nos siga no Google Notícias