ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Mais cidades aderem à telemedicina e consultas dobram em MS

Programa conecta médicos do Hospital Albert Einstein à rede pública

Por Kamila Alcântara | 15/08/2025 13:21
Mais cidades aderem à telemedicina e consultas dobram em MS
Representantes dos municípios que aderiram à telemedicina (Foto: Divulgação TCE-MS)

O atendimento médico especializado por telemedicina cresceu em Mato Grosso do Sul, ajudando a reduzir filas e ampliar o acesso da população a especialistas de referência. Levantamento do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) mostra que, de 2023 para 2024, o número de consultas no Projeto Teleinterconsultas passou de 3.474 para 7.547, quase o dobro, e chegou a 29 municípios.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O atendimento médico especializado por telemedicina em Mato Grosso do Sul registrou crescimento significativo, com o número de consultas saltando de 3.474 para 7.547 entre 2023 e 2024. O programa Teleinterconsultas, que conecta médicos do Hospital Albert Einstein a profissionais do SUS, já atende 35 municípios em 12 especialidades.O projeto tem apresentado resultados expressivos, como em Anastácio, onde a fila de regulação foi zerada após um aumento de 400 para 1.400 atendimentos. A Neurologia Pediátrica foi a especialidade mais procurada em 2023, enquanto em 2024 a Endocrinologia Adulto liderou a demanda no estado.

Esse programa conecta médicos do Hospital Albert Einstein a profissionais da atenção básica do SUS no interior do Estado, permitindo que o paciente receba avaliação sem precisar viajar para grandes centros. Hoje, 35 cidades já participam, com oferta em 12 especialidades.

A auditoria feita pelo TCE-MS destacou casos de sucesso, como o de Anastácio, que zerou a fila de regulação ao oferecer teleconsultas. No município, os atendimentos saltaram de 400 em 2024 para 1.400 neste ano. Em nível estadual, a especialidade mais procurada em 2023 foi Neurologia Pediátrica, com 1.171 consultas. Em 2024, Endocrinologia Adulto liderou a demanda, com 1.523.

Para o chefe da Divisão de Fiscalização de Saúde do TCE-MS, Haroldo Oliveira Souza, o resultado mostra que o modelo pode transformar o atendimento no interior. “Nos surpreendemos positivamente com municípios que oferecem tratamentos completos, do início ao fim, com resultados satisfatórios. Queremos induzir mais cidades a aderirem ao projeto”, disse.

O presidente do TCE-MS, Flávio Kayatt, reforçou que o objetivo é ampliar a cobertura. “Nossa meta é levar essa boa prática a todo o Estado, garantindo atendimento especializado de qualidade, redução de filas e mais acesso à saúde para a população”, afirmou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.