Mês de abril fechou com pior índice de isolamento, diz governo
Índice de isolamento é considerado baixo pelas autoridades e liga sinal de alerta
O governo estadual divulgou que o mês de abril fechou ontem (30) com o pior índice de isolamento em Mato Grosso do Sul, desde quando a pandemia começou. Este percentual ficou em apenas 31,9%, o que segundo as autoridades, liga o sinal de alerta para aumento de casos de coronavírus.
A situação já foi descrita como preocupante pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, assim como do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que inclusive já afirmou que se não tiver esta “conscientização”, poderá tomar medidas mais rígidas, como até o “lockdown”, que é o bloqueio total de movimentação das pessoas.
Reinaldo lembrou que alguns países tomaram esta decisão, para reduzir o contágio da doença. No Brasil, os governadores já acenaram com esta possibilidade e já houve decisão judicial para a medida (lockdown) na cidade de São Luiz do Maranhão.
De acordo com o governo, a cidade de Três Lagoas, que fica a 338 km de Campo Grande, pode ser o primeiro município do Estado a adotar esta medida mais drástica, para evitar um aumento de contágio. A intenção é decidir as restrições com a ampliação dos casos.
Segundo os dados, o isolamento no mês de abril dentro do Estado teve a média de 47,4%, com maior adesão no dia 5 de abril, em um domingo, onde se chegou a 64,3%. As autoridades disseram que neste dia se chegou ao percentual considerado “bom” para o enfrentamento à pandemia.
Na avaliação sobre Campo Grande, o menor índice de isolamento também foi registrado ontem (30), com 31,9%. O Estado tem 255 casos confirmados de coronavírus, com nove mortes até o momento.