ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Fiscalização contra “saidinha” em parques e praças começa na sexta-feira

Equipes da Guarda Municipal, Agetran e Semadur vão para as ruas evitar aglomeração aos fins de semana

Gabriel Neris e Aletheya Alves | 28/04/2020 17:14
Crianças e um adulto jogam bola tranquilamente nesta terça na Praça do Peixe (Foto: Paulo Francis)
Crianças e um adulto jogam bola tranquilamente nesta terça na Praça do Peixe (Foto: Paulo Francis)

Jogar bola, levar o filho para brincar no parquinho mais próximo ou até tomar tereré com os amigos fora de casa ficarão mais difíceis a partir de sexta-feira (1º), em Campo Grande. Serão realizadas ações para inibir a aglomeração de pessoas durante o isolamento social. Denúncias poderão ser feitas através do telefone 153.

A capital sul-mato-grossense registrou na segunda-feira taxa de 41,9% de isolamento, abaixo da média do Estado, que foi de 42,2%. No Jardim Tarumã, por exemplo, foram apenas 23,6% da taxa de isolamento, abaixo apenas do Recanto das Paineiras (23,7%), Cristo Redentor (26%) e Universitário (26,6%).

A força-tarefa será composta entre Guarda Municipal, Guarda Civil Municipal de Trânsito, Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana) e Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

As ações ocorrerão de forma mais efetiva aos finais de semana, mas como há o feriado de Dia do Trabalhador na sexta-feira, a fiscalização foi antecipada para evitar aglomeração de pessoas em parques, praças e outros locais públicos, que possa contribuir com a disseminação do novo coronavírus.

De acordo com a Guarda Municipal, a fiscalização e denúncias podem ser feitas também durante a semana, quando diminui o número de ocorrências. A chamada para o telefone 153 é gratuita e está disponível 24 horas por dia. As medidas também continuarão durante o toque de recolher, que está em vigor até 10 de maio.

No dia 15 de abri, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que prefeitos e governadores têm autonomia para determinar a intensidade e como farão o isolamento.

Os casos de covid-19 foram confirmados em 128 pessoas em Campo Grande. Dois pacientes foram a óbito e outros 12 casos estão sob investigação, de acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Nos siga no Google Notícias