ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Mesmo com resultado do exame em 72h secretarias demoram a informar paciente

Reclamações motivaram secretário de Estado de Saúde a cobrar agilidade dos gestores municipais

Por Gabriela Couto | 24/03/2021 15:32
Apesar da alta demanda o Lacen continua entregando resultado dos exames de covid-19 em até 72h (Foto Divulgação)
Apesar da alta demanda o Lacen continua entregando resultado dos exames de covid-19 em até 72h (Foto Divulgação)

Apesar do Lacen (Laboratório Central) de Mato Grosso do Sul entregar em 72h o resultado dos exames de RT-PCR que detectam a covid-19, muitos pacientes estão reclamando da demora de conseguir o acesso ao documento.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a pasta tem cobrado das secretarias municipais mais agilidade no processo de entrega do resultado. “Há uma reclamação muito grande. Gente ligando com demais para dizer que o exame está chegando dez dias depois da sua coleta. Isso não pode acontecer.”

Geraldo afirmou que teve uma conversa neste sentido com o Cosems (Conselho de Secretarias Municipais) para dar mais celeridade no mecanismo de entrega dos resultados dos exames. “Pedimos que as equipes dos municípios informem com mais velocidade o paciente. Isso é fundamental inclusive para o monitoramento e rastreamento dos casos”.

Ou seja, depois de três dias da coleta a demora é causada pelo município. Em Campo Grande a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que a coleta do exame está disponível em 24 unidade de saúde. O agendamento em 12 locais é feito exclusivamente pelo disk covid através do  0800 647 0911 e em outros 12 locais é feito pela própria unidade.

Nos locais agendados através do disk covid o protocolo é automatizado e o paciente recebe o resultado via sms ou uma senha e login para acessá-lo no site da SES. Já nos locais onde o agendamento é feito pelas próprias unidades o paciente pode ter acesso ao resultado por telefone, e-mail ou de forma presencial.

A leitora Eliane Teruya entrou em contato com o Campo Grande News para relatar a dificuldade em conseguir o resultado do exame que saiu ontem (23). “Fui ao local ontem na UBS 26 de agosto às 13h e estava fechada. Nesta semana funcionará somente até às 11h. Retornei hoje de manhã, não consegui pegar o resultado, disseram que teria que pegar só na semana que vem ou eu poderia estar me encaminhando ao UPA Coronel Antonino. Lá também não consegui. Me encaminharam para a UBS pertinho dali. Aí consegui o resultado.”

Ela ficou revoltada com a peregrinação que teve que fazer para conseguir saber o resultado do exame. “Perguntei por que não disponibilizam no site? Ou colocam no site da SESAU orientando as pessoas. Fiz reclamação na Ouvidoria da SESAU. E ainda tive que ouvir da atendente, que nas farmácias também estão fazendo testes e barato $120. Fica o meu desabafo.”

Segundo a assessoria de imprensa da Sesau “o resultado não precisa ser retirado necessariamente no local onde foi feita a coleta. Qualquer unidade tem acesso. Excepcionalmente nesta semana, apenas 30 unidades estão abertas para coleta de exames e vacinação contra a covid, em razão do feriado prolongado. Em relação a essa paciente em específico houve uma falha de orientação que está sendo sanada já junto aos setores.”

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário