ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Mesmo com resultado do exame em 72h secretarias demoram a informar paciente

Reclamações motivaram secretário de Estado de Saúde a cobrar agilidade dos gestores municipais

Gabriela Couto | 24/03/2021 15:32
Apesar da alta demanda o Lacen continua entregando resultado dos exames de covid-19 em até 72h (Foto Divulgação)
Apesar da alta demanda o Lacen continua entregando resultado dos exames de covid-19 em até 72h (Foto Divulgação)

Apesar do Lacen (Laboratório Central) de Mato Grosso do Sul entregar em 72h o resultado dos exames de RT-PCR que detectam a covid-19, muitos pacientes estão reclamando da demora de conseguir o acesso ao documento.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a pasta tem cobrado das secretarias municipais mais agilidade no processo de entrega do resultado. “Há uma reclamação muito grande. Gente ligando com demais para dizer que o exame está chegando dez dias depois da sua coleta. Isso não pode acontecer.”

Geraldo afirmou que teve uma conversa neste sentido com o Cosems (Conselho de Secretarias Municipais) para dar mais celeridade no mecanismo de entrega dos resultados dos exames. “Pedimos que as equipes dos municípios informem com mais velocidade o paciente. Isso é fundamental inclusive para o monitoramento e rastreamento dos casos”.

Ou seja, depois de três dias da coleta a demora é causada pelo município. Em Campo Grande a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que a coleta do exame está disponível em 24 unidade de saúde. O agendamento em 12 locais é feito exclusivamente pelo disk covid através do  0800 647 0911 e em outros 12 locais é feito pela própria unidade.

Nos locais agendados através do disk covid o protocolo é automatizado e o paciente recebe o resultado via sms ou uma senha e login para acessá-lo no site da SES. Já nos locais onde o agendamento é feito pelas próprias unidades o paciente pode ter acesso ao resultado por telefone, e-mail ou de forma presencial.

A leitora Eliane Teruya entrou em contato com o Campo Grande News para relatar a dificuldade em conseguir o resultado do exame que saiu ontem (23). “Fui ao local ontem na UBS 26 de agosto às 13h e estava fechada. Nesta semana funcionará somente até às 11h. Retornei hoje de manhã, não consegui pegar o resultado, disseram que teria que pegar só na semana que vem ou eu poderia estar me encaminhando ao UPA Coronel Antonino. Lá também não consegui. Me encaminharam para a UBS pertinho dali. Aí consegui o resultado.”

Ela ficou revoltada com a peregrinação que teve que fazer para conseguir saber o resultado do exame. “Perguntei por que não disponibilizam no site? Ou colocam no site da SESAU orientando as pessoas. Fiz reclamação na Ouvidoria da SESAU. E ainda tive que ouvir da atendente, que nas farmácias também estão fazendo testes e barato $120. Fica o meu desabafo.”

Segundo a assessoria de imprensa da Sesau “o resultado não precisa ser retirado necessariamente no local onde foi feita a coleta. Qualquer unidade tem acesso. Excepcionalmente nesta semana, apenas 30 unidades estão abertas para coleta de exames e vacinação contra a covid, em razão do feriado prolongado. Em relação a essa paciente em específico houve uma falha de orientação que está sendo sanada já junto aos setores.”

Nos siga no Google Notícias