ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Ministro cita eventos adversos para pedir suspensão de vacina a adolescentes

Queiroga falou com a imprensa sobre a orientação aos estados de suspender a aplicação nesta faixa etária

Ângela Kempfer | 16/09/2021 15:04
Ministro durante coletiva de imprensa na tarde de hoje. (Foto: Reprodução)
Ministro durante coletiva de imprensa na tarde de hoje. (Foto: Reprodução)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, terminou há pouco, coletiva de imprensa para esclarecer os motivos da decisão de orientar os estados a suspender a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos. Entre as alegações, Queiroga disse que a medida é cautela diante de eventos adversos.

Segundo ele, no Brasil, 3,5 milhões adolescentes foram vacinados antes do prazo previsto que, teoricamente, começaria hoje, 15 de setembro.

De acordo com o ministro, 1,5 mil pessoas tiveram eventos adversos. Ele diz que a maioria, 93%, tomou vacina não autorizada pela Anvisa para esta faixa etária, como Astrazeneca e Coronavac.

Não é o caso de Mato Grosso do Sul, que desde o início da campanha com essa faixa etária, só vacina com Pfizer, marca com autorização para adolescentes. O governo estadual decidiu, inclusive, que continuará com a imunização desse grupo. Atualmente, estudantes que vacinaram até 15 de agosto estão tomando já a 2ª dose.

Queiroga afirmou que os adolescentes sem comorbidades que tomaram a 1ª dose, por ora, não voltem para a 2ª aplicação. Já aqueles com comorbidade devem concluir o esquema vacinal.

Durante a coletiva de hoje, Queiroga criticou os estados que já iniciaram o processo. "A vacinação (dos adolescentes) deveria ter começado ontem (quarta-feira). Sabe quantos (vacinados) já tem? Quase 3,5 milhões".

O ministro também citou a decisão do Reino Unido, que optou por vacinar apenas adolescentes com comorbidades, por conta de efeito colateral raríssimo provocado, justamente, pela vacina da Pfizer: uma inflamação no coração chamada de miocardite.

Por conta desse relato, o governo britânico resolveu aguardar mais estudos. Sobre isso,  a Organização Mundial da Saúde afirmou que os casos eram raros e que os benefícios superavam os riscos.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que uma série de motivos pesaram para que a pasta resolvesse revisar a recomendação e suspender a vacinação de adolescentes sem comorbidades.Campo Grande News - Conteúdo de VerdadeCampo Grande News - Conteúdo de Verdade Além dos eventos adversos, e do fato de não ser grupo prioritário, também fala em orientação da OMS para imunização apenas de crianças e adolescentes com ou sem comorbidades. No entanto, a única recomendação da OMS é para que os menores de idade só sejam imunizados, depois que todas as pessoas dos grupos de maior risco estejam vacinadas.

Outro argumento é que "os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos".

Nos siga no Google Notícias