ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Cidades

MPMS insiste na prisão de Fahd por duplo homicídio em Bela Vista

Solicitação está para análise de magistrada responsável por processo

Marta Ferreira | 11/06/2021 18:29
Fahd Jamil, que foi solto esta semana após 51 dias preso. (Foto: Arquivo)
Fahd Jamil, que foi solto esta semana após 51 dias preso. (Foto: Arquivo)

Solto esta semana para cumprir em casa a prisão preventiva em processo derivado da operação Omertá, Fahd Jamil, 79 anos, enfrenta nova ameaça de decretação de restrição de liberdade. A promotoria em Bela Vista, cidade fronteiriça ao Paraguai, recorreu de decisão da Justiça em ação na qual o “Rei da Fronteira” é réu como mandante de duplo assassinato ocorrido cinco anos atrás, em abril de 2016.

Ao denunciar Fahd e mais três homens, dois deles desaparecidos, a promotoria pediu a prisão de todos. Quando analisou a peça, no mês passado, a juíza Jeane de Souza Barboza Ximenes Escobar entendeu não haver essa necessidade urgente.

Em recurso apresentado, que está para ser analisado, a representação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) sustenta a necessidade da ordem de prisão para Fahd, Melcíades Aldana e Gabriel Rossi dos Santos, os acusados. Melcíades, funcionário da família Georges, está foragido e também é réu na Omertà.

O quarto réu, Oscar Ferrreira Leite Neto, o “Oscarzinho”, foi o primeiro a ser denunciado e tem prisão a cumprir, mas sumiu depois do crime. Um quinto envolvido, Guilherme Gonçalves Barcelos, morreu na prisão, vítima de suicídio como informado à época.

Vítimas - Os executados foram o servidor público Alberto Roberto Aparecido Nogueira, 55 anos, o "Betão", e o policial civil Anderson Celin, 36. Ambos foram encontrados carbonizados em uma camionete, no caminho para Caracol.

A investigação ganhou novos elementos após a deflagração da força-tarefa da Omertà, levando ao aditamento da denúncia.

Conforme apurado pelos investigadores, o crime foi encomendado por Fahd como vingança pela execução do filho dele, Daniel Alvarez Georges, que sumiu em 2011 e foi dado como morto em 2019.

Analisando todo contexto em que se deu o crime, chega-se à conclusão de que o delito foi planejado e preparado com muita antecedência, desde a falsa motivação, que atraiu as vítimas até esta fronteira,como ainda as próprias execuções, pois a vítimas andavam armadas e somente poderiam serem mortas à traição, sem que houvesse um confronto”, diz o texto.

Gabriel Rossi já se manifestou contra a solicitação, alegando que não oferece risco às apurações. Os outros envolvidos ainda não se pronunciaram.

Além dessa ação, Fahd Jamil é alvo de três processos, em Campo Grande, por chefiar organização criminosa.

Nos siga no Google Notícias