ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

MS chega a 1.646 casos de covid-19 e Dourados lidera também em internações

A cada 3 pacientes hospitalizados, 2 estão em leitos do município ao sul do Estado

Por Jones Mário | 02/06/2020 11:18
Dourados conta com barreiras sanitárias para identificar circulação do vírus (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)
Dourados conta com barreiras sanitárias para identificar circulação do vírus (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)

Com 78 novos casos, acréscimo de 5% no total, Mato Grosso do Sul agora soma 1.646 ocorrências de novo coronavírus. A maior parte dos contaminados (911) está em isolamento domiciliar. Outros 66 pacientes - um deles de fora - estão internados, dos quais 44 em Dourados, hoje epicentro da covid-19 no Estado.

Os números foram apresentados pelo secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, e sua adjunta, Christinne Maymone, durante transmissão ao vivo na manhã desta terça-feira (2).

Os dados sobre hospitalizados dão conta de que, a cada 3 pacientes que precisaram de internação, 2 estão em Dourados. O município acumulou mais 33 casos, chegou a 339, e ultrapassou Campo Grande (317), até então líder em ocorrências confirmadas.

“Eu espero que Mato Grosso do Sul não faça a opção pela morte, mas parece que a população do Estado está fazendo essa opção”, lamentou Resende.

“Tem pessoas que passam até dois meses em leito de UTI. Os relatos são terríveis. Se a população não nos der a colaboração, certamente vamos experimentar nos próximos dias o mesmo quadro de outros estados da federação”, continuou o titular da SES, durante transmissão ao vivo.

Estado ficou entre três piores índices de isolamento social nesta segunda-feira (Infográfico: Reprodução/Governo de MS)
Estado ficou entre três piores índices de isolamento social nesta segunda-feira (Infográfico: Reprodução/Governo de MS)

Hoje, 14 infectados pelo novo coronavírus estão em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Geraldo Resende voltou a reforçar a necessidade de isolamento social. Segundo dados da startup In Loco, só 37,42% da população sul-mato-grossense permaneceu em casa nesta segunda-feira (1º), índice que só superou os de Goiás (36,27%) e de Tocantins (35,38%).

Mais casos - Além das 33 confirmações em Dourados, boletim de hoje da SES indicou novos casos em Vicentina (13), Corumbá (8), Campo Grande (5), Guia Lopes da Laguna, Ponta Porã, Rio Brilhante (4), Chapadão do Sul (2), Água Clara, Costa Rica, Fátima do Sul, Jardim, Mundo Novo e São Gabriel do Oeste (1).

Aquidauana deixou a lista de municípios com casos confirmados, após contraprova apresentar resultado negativo para ocorrência que entrou no boletim de ontem.

Segundo informe, 278 amostras estão sob análise em laboratório e 1.625 casos carecem de encerramento pelos municípios de origem.