ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

MS estabelece grupo para integrar ações de segurança na Rota Bioceânica

A CT será responsável pela discussão, proposição e acompanhamento em questões relacionadas à segurança

Por Izabela Cavalcanti | 22/12/2025 10:07
MS estabelece grupo para integrar ações de segurança na Rota Bioceânica
Ponte da Rota Bioceânica sendo construída (Foto: Toninho Ruiz)

A Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) instituiu a CT Segurança (Câmara Temática de Segurança) no âmbito do Comitê Estadual da Rota Bioceânica.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) criou a Câmara Temática de Segurança para a Rota Bioceânica, visando fortalecer a articulação entre órgãos públicos e garantir a segurança ao longo do corredor.O projeto da Rota Bioceânica inclui a construção de uma ponte internacional de 1.294 metros entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (Paraguai), com previsão de conclusão para 2026. No Brasil, estão sendo investidos R$ 474 milhões em obras de acesso, incluindo quatro pontes intermediárias.

A criação, publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (22), leva em consideração o fortalecimento da articulação interinstitucional entre os órgãos da Administração Pública Estadual, visando ao planejamento e à execução integrada de ações estratégicas relacionadas à segurança pública ao longo do corredor bioceânico.

Também reconhece a importância da atuação coordenada entre órgãos estaduais e federais no enfrentamento de demandas ligadas à segurança viária e à inteligência.

A CT Segurança será responsável pela discussão, proposição e acompanhamento de ações relacionadas à segurança pública.

O grupo será composto por representantes dos órgãos de segurança pública e de política penitenciária de Mato Grosso do Sul, indicados formalmente pelo Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública. Serão três subgrupos temáticos: Segurança Viária, Inteligência e Polícia Judiciária.

O regulamento também prevê a possibilidade de participação de representantes de órgãos federais, como a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso do Sul, além de outras instituições e agências públicas, conforme deliberação dos membros da Câmara.

Projeto - A Ponte Internacional da Rota Bioceânica, que ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai, deve ficar pronta no primeiro semestre de 2026.

A ponte terá 1.294 metros de extensão e 21 metros de largura. Já foi concluída a pavimentação do trecho de 280 km entre Carmelo Peralta e Loma Plata. Também está em andamento o asfaltamento entre Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, na divisa com a Argentina.

No lado brasileiro, estão em execução 13,1 km de acessos, ligando a BR-267 à cabeceira da ponte. Nesse trecho, estão sendo erguidas quatro pontes intermediárias, uma delas com quase 700 metros, devido à travessia de uma área alagada. O investimento no Brasil soma R$ 474 milhões e está a cargo do Consórcio PDC Fronteira.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.