MS estabelece grupo para integrar ações de segurança na Rota Bioceânica
A CT será responsável pela discussão, proposição e acompanhamento em questões relacionadas à segurança
A Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) instituiu a CT Segurança (Câmara Temática de Segurança) no âmbito do Comitê Estadual da Rota Bioceânica.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A criação, publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (22), leva em consideração o fortalecimento da articulação interinstitucional entre os órgãos da Administração Pública Estadual, visando ao planejamento e à execução integrada de ações estratégicas relacionadas à segurança pública ao longo do corredor bioceânico.
- Leia Também
- Ponte Bioceânica atinge 84% de conclusão e passarela aproxima países vizinhos
- Governo avança em obras na BR-267 e reforça integração com a Rota Bioceânica
Também reconhece a importância da atuação coordenada entre órgãos estaduais e federais no enfrentamento de demandas ligadas à segurança viária e à inteligência.
A CT Segurança será responsável pela discussão, proposição e acompanhamento de ações relacionadas à segurança pública.
O grupo será composto por representantes dos órgãos de segurança pública e de política penitenciária de Mato Grosso do Sul, indicados formalmente pelo Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública. Serão três subgrupos temáticos: Segurança Viária, Inteligência e Polícia Judiciária.
O regulamento também prevê a possibilidade de participação de representantes de órgãos federais, como a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso do Sul, além de outras instituições e agências públicas, conforme deliberação dos membros da Câmara.
Projeto - A Ponte Internacional da Rota Bioceânica, que ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai, deve ficar pronta no primeiro semestre de 2026.
A ponte terá 1.294 metros de extensão e 21 metros de largura. Já foi concluída a pavimentação do trecho de 280 km entre Carmelo Peralta e Loma Plata. Também está em andamento o asfaltamento entre Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, na divisa com a Argentina.
No lado brasileiro, estão em execução 13,1 km de acessos, ligando a BR-267 à cabeceira da ponte. Nesse trecho, estão sendo erguidas quatro pontes intermediárias, uma delas com quase 700 metros, devido à travessia de uma área alagada. O investimento no Brasil soma R$ 474 milhões e está a cargo do Consórcio PDC Fronteira.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


