ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Com mais de 500 mortes por covid, MS já tem a maior alta em óbitos do País

Casos aumentaram 36% em 15 dias, reflexo da interiorização da doença que faz do centro-oeste a região com a curva mais acelerada

Izabela Sanchez | 09/08/2020 10:26
Saidinha para as compras do dia dos pais mostra aglomeração no centro de Campo Grande, no sábado (8) (Foto: Henrique Kawaminami)
Saidinha para as compras do dia dos pais mostra aglomeração no centro de Campo Grande, no sábado (8) (Foto: Henrique Kawaminami)

Pela primeira vez desde março, quando a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou a covid-19 como pandemia, Mato Grosso do Sul, sozinho, é responsável por alavancar a curva brasileira da doença e é destaque em levantamento nacional pelo aumento de casos. Nos últimos 15 dias o salto foi de 36% nas contaminações do novo coronavírus.

É o que mostra reportagem do O Globo neste domingo (9). A divulgação de casos que ocorre todos os dias às 8h (9h no horário de Mato Grosso do Sul) graças a um consórcio da imprensa brasileira, indica, neste domingo, 533 novos casos.

Conforme cita o jornal, são mais de 3 milhões de casos acumulados e 100.546 óbitos. “Ambas as marcas foram ultrapassadas no último sábado, seis meses após a primeira infecção pelo vírus ser confirmada no país, em 26 de fevereiro, em São Paulo; o primeiro óbito foi registrado no dia 12 de março, também na capital paulista”.

Maior que a região – O Globo mostra que Mato Grosso do Sul está com aumento ainda maior do que a região centro-oeste, que nos últimos 15 dias teve ampliação de 15% na curva da covid.

No Estado, são mais 103 vítimas fatais registradas nos últimos 7 dias. Para entender o aumento rápido e numeroso, basta consultar o número total de mortes em Mato Grosso do Sul no sábado passado (1 de agosto): 389 mortes.

Agora, o estado já tem 509 mortes, ou seja, ultrapassou a marca de 500 pessoas levadas pela doença pela primeira vez neste domingo (9), conforme mostra boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

A média subiu para 14,7 óbitos registrados no boletim a cada dia em Mato Grosso do Sul. Na semana anterior, foram 97 mortes oficialmente, uma média de 13 sepultamentos a cada dia.

Mato Grosso do Sul superou ontem (8) os 30 mil infectados pelo novo coronavírus. O total de testes positivos saltou para 30.707 ontem, 40% apenas em Campo Grande, o epicentro da covid, que arrasta judicialmente uma discussão de lockdown, a medida mais rígida para controle da curva. A semana acabou com quase 5 mil casos novos, cerca de 710 ao dia, quase 30 a cada hora.

Nos siga no Google Notícias