ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Nas peixarias, consumidor promete manter tradições de Páscoa sem aglomeração

Nas peixarias, clientes reduzem volume de compra, dizem que data é tradição, mas comemoração será entre poucos

Silvia Frias e Liniker Ribeiro | 08/04/2020 16:57
Nas peixarias, clientes reduziram volume de compras (Foto: Kisie Ainoã)
Nas peixarias, clientes reduziram volume de compras (Foto: Kisie Ainoã)

Às vésperas do feriado de Semana Santa, o consumidor em Campo Grande se divide entre a obrigação de se manter o distanciamento social e a tradição familiar de comer peixe na Sexta-Feira da Paixão, dia que simboliza a morte de Jesus Cristo. Em tempos de cuidados sanitários contra o novo coronavírus, a data será comemorada graças ao delivery e com poucas pessoas ao redor da mesa.

O proprietário da Peixaria do Mercadão, Cleuber Linhares, disse que o atendimento presencial caiu pela metade, mas os pedidos de entrega aumentaram 60%. A movimentação só não foi considerada melhor porque os clientes reduziram o volume de compra. “Eles estão mais retraídos, não estão exagerando este ano”, disse. Na peixaria, quem estava na fila era orientado a seguir distanciamento de 1,5 m entre eles.

Casal quer manter tradição, mas, sem aglomeração (Foto: Kisie Ainoã)
Casal quer manter tradição, mas, sem aglomeração (Foto: Kisie Ainoã)

Na Peixaria Mathias, na Rua Rui Barbosa, a proprietária Luciene Santana Mathias já esperava que as vendas não teriam o mesmo resultado do feriado de Páscoa de anos anteriores, por conta da “situação atípica”. Luciene contou que o movimento já aumentava na segunda-feira e, este ano, começou hoje. “Mas está muito bom”, se surpreendeu.

Entre os clientes, a situação atípica também vai mudar a cara do feriado. O comerciante Artur Salomão, 52 anos, disse que costumava reunir de oito a 10 pessoas para almoço na sexta-feira, mas, este ano, a comemoração ficará restrita ao núcleo familiar: ele, a esposa e os dois filhos. Por isso, comprou quatro quilos de peixe, entre pintado e bacalhau.

A diarista Andreia Ferreira, 39 anos, também reduziu a quantidade de pescado, mas acrescentou outros motivos: a contenção de despesa por conta da redução de trabalho. O marido, pedreiro, está trabalhando dobrado para recompor a renda familiar. Mesmo assim, a hora é de apertar o cinto e, por isso, optou pelo camarão do que as postas de pintado, mais caras.  A comemoração vai reunir duas famílias, que moram no mesmo terreno, nove no total, mas sem ampliar para outros familiares.

Procura hoje nas peixarias foi maior, dizem comerciantes (Foto: Kisie Ainoã)
Procura hoje nas peixarias foi maior, dizem comerciantes (Foto: Kisie Ainoã)

Quem também reduziu a quantidade foi o atendente de farmácia, Maykon Nunes, 29 anos. Na fila, aguardava ser chamado para comprar 4 quilos de postas de pintado. “Antes comprava 10 quilos numa época dessa, mas vamos reduzir porque não dá para ter aglomeração”.

O casal Mário Jr, 39 anos, e Diana da Silva, 29 anos, também estava na fila e, a exemplo de Maykon, também iria reduzir a quantidade, mas ainda pensava qual seria o escolhido. “Vamos ver o que sai mais em conta, se o bacalhau ou a costelinha de pacu”. Os dois disseram que a comemoração será restrita. “Não pode ter aglomeração”, disse Mário. Para Diana, mesmo com poucas pessoas, não pode faltar a celebração. “Sexta-feira Santa não tem como passar em branco, é tradição”.

Nos siga no Google Notícias