ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Nascida da chegada do garimpo, Rochedo completa 73 anos de emancipação

Hoje, cidade tem como principal atrativo as cachoeiras do Rio Verde

Idaicy Solano | 23/11/2021 06:39
Cidade se formou com a chegada massiva de nordestinos. (Foto: Divulgação)
Cidade se formou com a chegada massiva de nordestinos. (Foto: Divulgação)

Rochedo, município distante 83 quilômetros da Capital, comemora 73 anos de emancipação político-administrativa hoje (23). Nascida do interesse de imigrantes nordestinos pela extração do diamante, a cidade tem hoje como um dos maiores atrativos as cachoeiras do Rio Verde.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a formação do povoado de Rochedo foi iniciada em 1931, com a chegada dos nordestinos em solo sul-mato-grossense, vindos principalmente dos estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco.

Os primeiros povoadores da cidade foram Aparício Menezes, Severino Mourão, mais conhecido por Buriti, João Avelino de Souza, Afonso de Araújo Pessoa, Albino de Castro Coimbra e João Silva. Em pouco tempo, a população chegou a 2 mil habitantes.

O rápido desenvolvimento entrou em declínio. Os meios rudimentares utilizados na garimpagem determinaram a queda de produção e estagnação do povoado, agravado pelo êxodo de grande parte dos garimpeiros.

O município de Rochedo está situado na região ocidental da Bacia do Paraná, passou a ser município em 23 de novembro de 1948. A separação completa de Campo Grande ocorreu dois meses depois.

Nos siga no Google Notícias