No início da pandemia, MS foi 2ª estado com maior queda em número de roubos
Pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra os efeitos dos primeiros 15 dias de quarentena no Brasil. Mato Grosso do Sul se destaca em um quesito: foi o segundo no País com a maior queda nas ocorrências de roubos.
O levantamento abrange apenas o mês de março, que teve os últimos 15 dias impactados por medidas de isolamento social, como toque de recolher. Divulgada pelo Jornal O Globo, foi realizada em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí. Os demais locais não enviaram as informações, por isso ficaram de fora.
A comparação foi feita com dados desde 2013 . Rio de Janeiro foi o campeão em queda de roubos, com redução de 28,2%. Depois vem Mato Grosso do Sul, com menos 27,7%, Rio Grande do Sul com 24,1% e Pará com queda de 23%.
No mesmo período também caiu o número de estupros e lesões corporais dolosas. Alagoas teve redução de 21,1% nesse tipo de crime, Rio Grande do Sul apresentou índice de 8,7% e Maranhão 4,5%. Já mo Espírito Santo os causos aumentaram 50,5%, assim como no Ceará 48,3%, Minas Gerais 28,4%, São Paulo 22,8% e Distrito Federal 15,8%.
O período de comparação abrange a crise econômica de 2014, "que elevou vários crimes nos anos subsequentes. "Há um pico da criminalidade em 2017 e depois uma queda em 2018, até metade de 2019, onde começa de novo uma tendência de subida em alguns crimes, por exemplo, homicídios. Nos últimos sete meses, existe essa tendência. Então simplesmente comparar março de 2019 com março de 2020 não leva em conta vários desses incidentes", explica o cientista político Túlio Kahn, responsável pela pesquisa.