ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Nos EUA, presidente Lula lamenta mortes em acidente aéreo no Pantanal

Em nota oficial, presidente destacou legado do arquiteto chinês Kongjian Yu e solidarizou-se com famílias

Por Gabi Cenciarelli | 24/09/2025 13:23
Nos EUA, presidente Lula lamenta mortes em acidente aéreo no Pantanal
Presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) durente coletiva (Foto: Reprodução/ Arquivo)

Em viagem oficial aos Estados Unidos, onde participa da abertura do debate de líderes da Assembleia Geral da ONU, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou no final da manhã desta terça-feira (24) uma nota de pesar pelas mortes das quatro vítimas do acidente aéreo ocorrido no Pantanal de Aquidauana, a 141 quilômetros de Campo Grande. O comunicado foi publicado no site oficial do governo federal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou pesar pela morte de quatro pessoas em acidente aéreo no Pantanal de Aquidauana, Mato Grosso do Sul. Entre as vítimas estava o renomado arquiteto chinês Kongjian Yu, criador do conceito de "cidades-esponja", além dos documentaristas brasileiros Luiz Fernando Ferraz e Rubens Crispim Jr., e o piloto Marcelo Pereira de Barros. O grupo realizava gravações do documentário "Planeta Esponja" quando a aeronave Cessna 175, fabricada em 1958, caiu na tarde de terça-feira. A aeronave, que tinha registro negado para táxi aéreo, explodiu após perder altitude durante uma possível tentativa de arremetida. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado.

“Foi com tristeza e consternação que recebi a notícia do desastre aéreo ocorrido no Pantanal no início da noite desta terça-feira, 23 de setembro. A tragédia, infelizmente, custou as vidas do piloto Marcelo Pereira de Barros, dos documentaristas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr. e do arquiteto chinês Kongjian Yu”, diz o texto.

Na nota, Lula destacou a relevância internacional do arquiteto chinês. “Em tempos de mudança climática, Kongjian Yu se tornou uma referência mundial com as cidades esponja, que unem qualidade de vida e proteção ambiental: algo que queremos – e precisamos – para o futuro”, afirmou. O presidente encerrou a mensagem dirigindo condolências “a todos os amigos, familiares e colegas de trabalho das vítimas”.

Nos EUA, presidente Lula lamenta mortes em acidente aéreo no Pantanal
Luiz (casaco preto), Rubens (camisa azul), Kongjian (camisa vermelha) e Marcelo (camiseta branca) (Foto: Reprodução)

Quem eram as vítimas – O piloto Marcelo Pereira de Barros era experiente em voos pelo Pantanal. Os documentaristas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr. tinham carreiras reconhecidas no audiovisual, com produções exibidas no Brasil e no exterior. O arquiteto Kongjian Yu, doutor por Harvard e professor da Universidade de Pequim, é considerado um dos maiores urbanistas do mundo e criador do conceito de “cidades-esponja”.

Yu e o grupo estavam em Mato Grosso do Sul desde sábado (20) para as gravações do documentário “Planeta Esponja”, ao lado dos dois cineastas brasileiros. A produção mostraria, no próprio Pantanal, como suas ideias para conviver com a água – criando parques e áreas verdes capazes de absorver excesso de chuvas, reduzir enchentes e recarregar aquíferos – poderiam inspirar soluções urbanísticas no Brasil. O grupo retornaria para Campo Grande no dia do acidente.

Alckmin já havia se manifestado – Mais cedo, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, também lamentou o acidente em uma rede social. Ele afirmou que recebeu com tristeza a notícia da queda da aeronave e ressaltou a importância de Kongjian Yu para o urbanismo sustentável, deixando seus sentimentos aos familiares e ao povo chinês.

Nos EUA, presidente Lula lamenta mortes em acidente aéreo no Pantanal
Aeronave de pequeno porte destruída no local do acidente (Foto: Divulgação)

O acidente – A queda da aeronave Cessna Aircraft 175, prefixo PT-BAN, fabricada em 1958, aconteceu no final da tarde de terça-feira (23) em uma das locações utilizadas para as gravações da novela Pantanal. Segundo informações preliminares, há suspeitas de que o piloto tenha tentado uma arremetida, procedimento em que o pouso é interrompido para que a aeronave suba novamente, mas, pouco depois, o avião perdeu altitude e explodiu ao atingir o solo.

Equipes do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) atuam no local, que é de difícil acesso. Em consulta à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), consta que a aeronave tinha registro de operação negado para serviço de táxi aéreo. A mesma já havia sido alvo da Operação Ícaro, em 2019, que investigava táxi aéreo clandestino. Pilotos ouvidos pelo Campo Grande News explicam que, mesmo em voos panorâmicos, é preciso plano de voo e autorização do DECEA para trajetos em baixa altitude.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.