ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, TERÇA  20    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

OAB cria canal de denúncias contra falsos advogados para combater golpes

Golpistas pedem adiantamentos em dinheiro com a falsa promessa de liberação de alvarás e outros serviços

Por Lucas Mamédio | 21/03/2025 14:48
OAB cria canal de denúncias contra falsos advogados para combater golpes
Print do canal de denúncia no site da OAB/MS

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS) lançou um canal exclusivo de denúncias para denunciar golpes praticados por criminosos que se passam por advogados. A medida, segundo a instituição, é uma resposta a uma onda de fraudes que tem atingido advogados e clientes.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A OAB/MS lançou um canal de denúncias para combater golpes de falsos advogados em Mato Grosso do Sul. Criminosos se passam por advogados e pedem adiantamentos em dinheiro via WhatsApp, prometendo falsamente liberar alvarás ou indenizações. O presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, destacou a criação do canal após conversas com autoridades locais. O canal, disponível no site da OAB/MS, permite que vítimas enviem provas dos golpes. A OAB Nacional também está envolvida, buscando ações coordenadas para enfrentar o problema em todo o Brasil.

De acordo com o presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, os golpistas se aproveitam da fragilidade de pessoas que buscam assistência jurídica e, por meio de mensagens no WhatsApp, pedem adiantamentos em dinheiro com a falsa promessa de liberação de alvarás, pagamento de guias ou recebimento de indenizações.

Embora o problema não seja exclusivo de Mato Grosso do Sul, a frequência dos casos no Estado acendeu o alerta. “Falei essa semana com o Presidente do TJMS, Desembargador Dorival Pavan, e com o Secretário de Segurança, Antônio Carlos Videira. A partir dessas conversas, foi criado na OAB/MS um canal específico de denúncias para essa finalidade”, afirmou Bitto Pereira.

O canal já está disponível no site da OAB/MS e pode ser acessado por um ícone em vermelho, com o nome “Denúncia Falso Advogado”. Qualquer pessoa que tenha sido vítima – ou conheça alguém nessa situação – pode relatar o caso, enviar prints das mensagens suspeitas e anexar os documentos. A instituição garante que todas as denúncias serão apuradas e que medidas cabíveis serão tomadas em todas as frentes, inclusive junto às autoridades competentes.

O alerta foi levado à OAB Nacional, e o presidente da instituição, Beto Simonetti, pautou o tema para o Colégio de Presidentes da OAB, que será realizado nesta sexta-feira (20). A ideia é buscar ações coordenadas entre as seccionais para combater esse tipo de crime, que tem se espalhado por todo o Brasil.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias