ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Operação prendeu dono de loja de "muamba de luxo" e apreendeu Porsche

Ostentação nas redes sociais colocou os investigados na mira da PF e da Receita Federal de novo

Anahi Zurutuza, Bruna Marques e Mariana Rodrigues | 26/05/2021 11:58
Carros apreendidos estão no pátio da Superintendência da PF em Campo Grande (Foto: Bruna Marques)
Carros apreendidos estão no pátio da Superintendência da PF em Campo Grande (Foto: Bruna Marques)

A Operação Harpócrates 2 prendeu preventivamente (por tempo indeterminado) o empresário Rogério Reis, um dos donos da R3 Imports, loja de eletrônicos com unidades em Campo Grande e Chapadão do Sul. A força-tarefa investiga quatro pessoas envolvidas em esquema de contrabando de eletrônicos. Os nomes não foram divulgados.

A Polícia Federal e Receita Federal também apreenderam pelo menos 4 carros, dentre eles um Porsche Boxster, avaliado em cerca de R$ 400 mil na tabela Fipe, e um Land Rover Evoque 2013 - modelos semelhantes são anunciados por mais de R$ 100 mil na internet.

O Campo Grande News apurou que Rogério foi levado para a sede da Polícia Federal na Capital, prestou depoimento acompanhado de advogado e continuou preso. Ele seria o dono do Porsche. Já Natanael Barbosa, outro envolvido, foi interrogado e liberado.

Além dos carros levados para a Superintendência da PF , policiais federais e agentes da Receita apreenderam eletrônicos, 4 motocicletas elétricas, uma bicicleta elétrica e um patinete elétrico.

Um das motonetas elétricas apreendidas nesta quarta-feira (Foto: Henrique Kawaminami)
Um das motonetas elétricas apreendidas nesta quarta-feira (Foto: Henrique Kawaminami)

Esquema antigo - Esquema de contrabando já havia sido alvo de operação em 2017. Segundo a PF (Polícia Federal) e da Receita Federal, a ostentação nas redes sociais colocou os investigados na mira novamente.

Para a investigação, o comércio de produtos importados sem o recolhimento de impostos nunca parou. A dinâmica só foi adaptada. Segundo a PF, os alvos usam doleiros para enviar dinheiro a fornecedores das mercadorias no Paraguai, importam os produtos sem o pagamento de tributos e para dar “legalidade” aos carregamentos usam empresas de fachada que emitem notas fiscais frias. Os eletrônicos são, depois, revendidos na Capital, no interior e pela internet, para todo o Brasil.

Nesta quarta-feira (26), 62 policiais federais e 20 agentes da Receita foram às ruas de Campo Grande e Chapadão do Sul para cumprir 14 mandados de busca e fazer o sequestro de 2 imóveis, veículos e valores existentes em contas bancárias dos quatro investigados.

Fase 1 - Em dezembro de 2017, a R3 Imports foi alvo de buscas. À época, o empresário Rogério Reis divulgou vídeo no Instagram dando explicações. Ele dizia que a loja nada tinha a ver com fotos divulgadas mostrando armas, facas, dinheiro e soco inglês. “O único problema que tivemos aqui foi relacionado aos impostos de importação”, afirmou. O empresário disse ainda que já estava trabalhando na regularização da mercadoria apreendida. Veja:


Nesta quarta-feira, o Campo Grande News tentou contato telefônico com a R3 Imports, mas não conseguimos. Na sede da PF, advogados também não quiseram dar entrevista.

*Matéria alterada às 12h57 para acréscimo das informações. 

Nos siga no Google Notícias