ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Para manter convênio, governo de MS cobra sede da Denar e laboratório

Convênio com Ministério da Justiça foi prorrogado por 60 dias e Estado pede maior contrapartida no combate ao narcotráfico

Silvia Frias e Fernanda Palheta | 05/08/2019 10:52
Secretário Carlos Videira disse que pedidos serão discutidos em reunião (Foto: Fernanda Palheta)
Secretário Carlos Videira disse que pedidos serão discutidos em reunião (Foto: Fernanda Palheta)

A construção de sede própria da Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico) e de um Instituto de Análise Laboratorial Forense estão entre as reivindicações do governo estadual para a manutenção do convênio com Ministério da Justiça no combate ao narcotráfico na fronteira.

Os pedidos serão apresentados em reunião no dia 15 de setembro, entre o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel e a equipe do Ministério da Justiça. A agenda foi divulgada pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Videira durante entrega de equipamentos para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) da região central. Além das duas obras, também constam a destinação de viaturas e equipar o instituto forense.

O convênio deveria ter acabado no dia 27 de julho, mas foi prorrogado por mais 60 dias para evitar que a Polícia Civil perdesse a atuação conjunta com a PF (Polícia Federal) no combate ao narcotráfico.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) quer contrapartida maior da União para a continuidade dos trabalhos, com divisão de responsabilidades na vigília da fronteira. A alegação é que a Polícia Civil acaba por realizar o trabalho da PF no combate ao tráfico, envolvendo apreensões, destinação de entorpecentes apreendidos e prisões de criminosos, que acabam nas penitenciárias estaduais.

Uma comissão foi criada para elaborar os pedidos, sendo comandada pelo diretor-geral da DGPC, Marcelo Vargas Lopes.

Segundo Videira, 47% dos flagrantes das DEPAC (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de MS são relacionados ao tráfico de drogas e que a contrapartida do governo federal é pequena diante dessa atuação. Segundo ele, esse aporte será revertido para o trabalho de combate ao narcotráfico.

"Queremos um equilíbrio. Hoje temos uma contrapartida ínfima, que tem impactado nos resultados da polícia civil. O que significa que crimes como roubos, homicídios, feminicídio deixam de ser apurados porque a polícia civil está trabalhando combatendo o tráfico", afirma.

Caso esse convênio não seja firmado após a dilação do prazo, o secretário disse que o trabalho de investigação ainda será feito, porém, o acordo permite que a Polícia Civil esteja à frente, sem ter que repassar a carga do serviço para a PF.

"A competência constitucional para apurar tráfico de drogas é da PF, através desse conveio a polícia civil do estado tem autorização para presidir os inquéritos policiais, por exemplo. Se não houver essa autorização, vamos continuar apreendendo, todavia será apresentado a PF, para que a ela conduza o procedimento", detalhou Videira.

Nos siga no Google Notícias