ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Para manter estradas vicinais em ordem, governo entrega 45 veículos a 40 cidades

Programa de manutenção foi criado em 2018 para apoiar municípios nas ações de preservação ambiental

Adriel Mattos e Gabriela Couto | 20/06/2022 11:26
Governador entregou chaves dos veículos a prefeitos presentes na solenidade. (Foto: Marcos Maluf)
Governador entregou chaves dos veículos a prefeitos presentes na solenidade. (Foto: Marcos Maluf)

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), entregou na manhã desta segunda-feira (20) 45 veículos do Prosolo (Plano Estadual de Manejo e Conservação de Solo e Água) a 40 municípios. O evento foi realizado no estacionamento do buffet Yotedy, em Campo Grande.

São 26 caminhões caçamba e 19 motoniveladoras. Além de ser usados na manutenção e adequação de estradas vicinais, as prefeituras vão empregá-los ainda em ações de conservação do solo.

O investimento é de R$ 25,2 milhões. O governo do Estado já entregou mais de 2,8 mil equipamentos agrícolas desde 2015 e a meta é chegar a 3,8 mil até o final do ano.

“Todos os 79 municípios vão receber esses equipamentos. Conforme as indústrias vão entregando, vamos disponibilizando para as cidades. Estamos chegando na terceira fase de entregas, antes do fim desse mês, tem mais”, ressaltou o governador.

Jaime Verruck, secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, explicou que o Prosolo foi criado em 2018, após o episódio do turvamento das águas do Rio Formoso, em Bonito.

“O Prosolo foi criado quando do assoreamento e turvamento das águas para fazer a intervenção tanto na parte agrícola como nas estradas. Percebemos que as estradas eram o principal meio de carreamento de resíduos para as águas”, disse.

Na estratégia, cada município recebe maquinários para atender a manutenção das vicinais e apoiar a agricultura familiar, evitando assim que os cursos d’água sejam afetados.

“Cada um dos municípios vai receber quatro equipamentos [motoniveladora, caminhão caçamba, pá carregadeira e escavadeira]. Já fizemos uma primeira fase e essa segunda, até o dia 30 terá a terceira e até setembro ou outubro completamos as entregas”, afirmou o secretário.

O governo do Estado já entregou mais de 2,8 mil equipamentos agrícolas desde 2015 e a meta é chegar a 3,8 mil até o final do ano. “Estamos fazendo entregas também para agricultura familiar, chegando nessa meta de quase 3 mil equipamentos entregues. O Prosolo tem uma série de subprogramas, e esse aqui é para que possamos atender as prefeituras na manutenção das estradas”, ressaltou Verruck.

As motoniveladoras foram repassadas para as cidades de Anastácio, Caarapó, Costa Rica, Deodápolis, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Jateí, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Paranhos, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Três Lagoas e Vicentina.

Já os caminhões foram distribuídos para Amambai, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Jaraguari, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Porto Murtinho, Santa Rita do Pardo e Taquarussu.

São 26 caminhões caçamba e 19 motoniveladoras entregues hoje. (Foto: Jairton Bezerra Costa)
São 26 caminhões caçamba e 19 motoniveladoras entregues hoje. (Foto: Jairton Bezerra Costa)


Nos siga no Google Notícias