ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Para produtores, marco temporal garantirá que "nada muda" em MS

Anseio é que plenário julgue procedente o marco temporal para manter a "segurança jurídica" dos proprietários

Lucia Morel | 01/09/2021 15:38
Indígenas acompanhando julgamento em Brasília na semana passada. (Foto: Apib)
Indígenas acompanhando julgamento em Brasília na semana passada. (Foto: Apib)

O anseio de produtores rurais de Mato Grosso do Sul, bem como de demais estados do Brasil em que há briga judicial quanto à demarcação de terras indígenas, é que o plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) julgue procedente o marco temporal para sustentar a segurança jurídica dos proprietários de terra.

Representando a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) no julgamento e também outras entidades de MS e do Paraná, o advogado Gustavo Passarelli afirma que caso o supremo reafirme o marco temporal – em vigor desde 2009, quando foi definida a demarcação definitiva da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima – será reafirmada a legitimidade de posse das áreas em litígio aos produtores.

“O marco temporal foi fruto de uma das decisões mais importantes do STF a respeito da demarcação de terras para comunidades indígenas. Através da definição do marco temporal foi possível conferir segurança jurídica aos processos demarcatórios, bem como prestigiou-se o princípio da confiança legítima, devido a produtores e produtoras rurais que ocupam suas áreas a justo título e sem qualquer tipo de conflito sobre a posse”, ressaltou.

Segundo Passarelli, caso o marco temporal seja ratificado, “nada muda nos processos judiciais, porque será mantida a orientação do STF a respeito do marco temporal. Essa a importância do julgamento do processo para a classe produtora”, enfatiza.

Apesar do julgamento da Raposa Serra do Sol representar segurança jurídica quanto à demarcação dessa Terra Indígena e também a retirada dos ocupantes não indígenas de lá na época, o que gerou avanços à localidade, os indígenas não vêem o marco temporal com bons olhos.

Isso porque defendem o direito originário à terra, como prevê a mesma CF, e não à manutenção das posses conforme estavam em 1988, quando a atual Constituição Federal foi promulgada, conforme ficou definido em 2009.

O relator do caso, ministro Edson Fachin, em seu voto, declarou que a “muito embora decisão tenha a eficácia de coisa julgada material em relação à demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, ela não incide automaticamente às demais demarcações de áreas de ocupação tradicional indígena no País”.

Tal decisão é que está sendo analisada em plenário pelos demais ministros do STF, já que houve, também em 2009, pedido de reintegração de posse movida pelo governo de Santa Catarina contra o povo Xokleng, referente à Terra Indígena Ibirama-Laklãnõ, onde também vivem os povos Guarani e Kaingang.

Em 2019, o STF deu status de “repercussão geral” ao processo, o que significa que a decisão servirá de diretriz para a gestão federal e todas as instâncias da Justiça no que diz respeito aos procedimentos demarcatórios. Não há data para que o julgamento seja encerrado.

Nos siga no Google Notícias