ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Para tentar reverter anulação, 124 aprovados da Polícia Civil vão à Justiça

Uma candidata divulgou a prova de digitação, em 2018, e situação foi parar no Poder Judiciário

Mayara Bueno | 15/03/2019 12:32
Candidatos no dia da prova de digitação, na Uniderp. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).
Candidatos no dia da prova de digitação, na Uniderp. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).

Dos aprovados da Polícia Civil, 124 entraram com recurso à Justiça pedindo que o certame seja revalidado. Após vazamento na prova de digitação, em setembro passado, houve decisão judicial de suspensão do concurso em primeiro grau.

“A prova de uma pessoa não influencia o resultado. Impossível alguém ter se beneficiado [com o vazamento], com um texto com mais de 150 erros e o mínimo era 20”, afirmou uma das aprovadas, Ingrid Laura de Paula da Silva.

No documento apresentado à Justiça, os aprovados afirmam que não houve vazamento de uma prova e, sim, um texto reproduzido por uma candidata. “Não obstante, quanto a divulgação, esta não ocorreu de forma ampla e de acesso a todos os candidatos”.

O vazamento ocorreu no dia em que boa parte dos candidatos havia feito a prova. Portanto, questionam, como a ação da candidata que divulgou o teste “repleto de erros”, fere a isonomia do concurso.

“O entendimento aplicado pelo magistrado sacrifica o direito dos que realizaram com êxito a prova, bem como a existência dos demais princípios constitucionais, como da legalidade, vinculação do edital, e, principalmente, da supremacia do interesse público, da razoabilidade e da proporcionalidade”.

A prova de digitação foi antepenúltima fase do concurso. Os aprovados já fizeram a investigação social e agora esperam a solução judicial para fazer o curso de formação, última etapa antes da nomeação e convocação.

O Governo de Mato Grosso do Sul tem dois dias, contato a partir da notificação, para retomar o andamento do concurso.

Nos siga no Google Notícias