ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Pela 3ª vez, licitação para cuidar de peixes do Aquário não tem interessados

Esta é a 3ª vez que licitação para contratar empresa de suporte à vida termina "deserta"

Silvia Frias | 13/04/2021 08:34
Um dos tanques que já recebeu impermeabilização no Aquário do Pantanal (Foto/Divulgação)
Um dos tanques que já recebeu impermeabilização no Aquário do Pantanal (Foto/Divulgação)

Mais uma vez, a licitação para contratar empresa responsável pela conclusão e funcionamento do SSV (Sistema de Suporte à Vida) dos peixes do Aquário do Pantanal terminou sem interessados. O valor total deste contrato é de R$ 6.873.497,90. Esta é a 3ª vez que o governo estadual abre disputa e não há definição.

Pelo edital do, a empresa que se habilitar e vencer, será ficará responsável pela montagem e/ou manutenção em sistema de suporte à vida de aquários ou obra correlata, com regime de sistema fechado (com recirculação de água) e filtragem da areia (mecânica, químicabiológica, sistema de ozonição e/ou ultravioleta).

Peixes que ainda estão na quarentena e, outros, foram transferidos (Foto/Divulgação)
Peixes que ainda estão na quarentena e, outros, foram transferidos (Foto/Divulgação)

Esta é a 3ª vez que ninguém concorre à licitação para conclusão do SSV. Depois da retomada da obra, em novembro de 2019, o certame foi aberto em novembro de 2020 e teve concorrência deserta no dia 20 de janeiro. No dia 28 de janeiro, foi reaberta, sendo considerada “deserta” novamente no dia 2 de março. A última abertura foi divulgada no dia 11 de março e, hoje, frustrada.

A empresa irá assumir o trabalho nos tanques ainda não finalizados. Aqueles que já tiveram impermeabilização, cenografia e sistema de suporte à vida já finalizados, implantados em fase anterior da obra, já começaram a receber peixes.

Cerca de 40 foram transferidos para 3 tanques e estão se adaptando à nova morada. Os outros ainda estão na "quarentena" montada pelo governo estadual: são cerca de 150 tanques ativos que abrigam 189 espécies de peixes neotropicais: 135 espécies pantaneiras; 55 da Amazônia; 14 africanas e outras da Oceania, Ásia e América Central.

A assessoria da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) havia informado que a pandemia prejudicou o cronograma de licitação e entrega de material e as fases foram ajustadas para não comprometer o prazo final de entrega da obra, em 2022.

Das 12 frentes de trabalho, duas já foram concluídas (de Substituição dos Vidros e Conclusão da Cobertura Metálica); seis estão em execução (Conclusão da Monocapa, Impermeabilização dos tanques, Cenografia, PCMAT, Climatização e Estrutura Metálica da Passarela), uma está em fase de contratação (Construção Civil) e três estão com licitação em andamento (Sistema de Suporte à Vida, agora, deserta, Elétrica e Automação).

Nos siga no Google Notícias