ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  15    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

PF criará delegacia especializada em todas as capitais para fiscalizar CACs

Função antes exercida pelo Exército será repassada à PF, que terá 123 estruturas no país

Por Geniffer Valeriano | 15/05/2025 16:39
PF criará delegacia especializada em todas as capitais para fiscalizar CACs
Fuzil, uma das armas inclusas na fiscalização de licenças de colecionadores, atiradores desportivos e caçadores. (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

A Polícia Federal vai criar Delegacias de Controle de Armas nas capitais dos estados e no Distrito Federal, assumindo a fiscalização dos CACs (Colecionadores, Atiradores Esportivos e Caçadores). A atribuição, até então exercida pelo Exército Brasileiro, passará para a PF a partir de 1º de julho.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Polícia Federal assumirá, a partir de 1º de julho, a fiscalização dos Colecionadores, Atiradores Esportivos e Caçadores (CACs), função anteriormente exercida pelo Exército Brasileiro. Para isso, serão criadas Delegacias de Controle de Armas nas capitais e no Distrito Federal. O Ministério da Justiça e Segurança Pública destinou R$ 20 milhões para a estruturação do serviço, que contará com 123 unidades, incluindo 96 núcleos no interior do país. Já foram capacitados 600 servidores da PF para a nova atribuição, que será gerida pela Coordenação-Geral de Controle de Armas.

Nesta quarta-feira (14), o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) destinou R$ 20 milhões para a Polícia Federal com o objetivo de reforçar a estrutura da nova atribuição. O remanejamento da fiscalização havia sido anunciado no fim de 2024 e, até o momento, 600 servidores da PF já foram qualificados para a nova função.

“Estamos assumindo o controle da fiscalização nesta nova fase, por meio da Polícia Federal. Vamos criar Delegacias de Controle de Armas nas capitais de todos os estados e no Distrito Federal, além de 96 Núcleos de Controle de Armas em delegacias federais no interior do país, totalizando 123 estruturas”, afirmou o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto.

A supervisão das novas unidades ficará a cargo da Coordenação-Geral de Controle de Armas, que também será responsável pela gestão nacional da política. O delegado federal Cairo Duarte foi nomeado coordenador-geral de Controle de Serviços e Produtos da Coordenadoria de Polícia Administrativa da PF.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias