ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

PF prende blogueiro bolsonarista em MS por suspeita de plano para fugir do País

Oswaldo Eustáquio esteve em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, mas foi pego em Campo Grande

Anahi Zurutuza | 26/06/2020 12:43
Vídeo gravado por Oswaldo Eustáquio em Pedro Juan Caballero e postado pouco antes do meio-dia de hoje (Foto: Reprodução)
Vídeo gravado por Oswaldo Eustáquio em Pedro Juan Caballero e postado pouco antes do meio-dia de hoje (Foto: Reprodução)

A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (26), em Campo Grande, Oswaldo Eustáquio. Ele se apresenta como jornalista nas redes sociais e é um dos "blogueiros bolsonaristas" alvos de inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal).

O mandado foi expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, a pedido da PF (Polícia Federal), que alegou risco de fuga do investigado do País.

Oswaldo já havia sido alvo de mandado de busca e apreensão há duas semanas durante a Operação Lume, que apura financiamento e organização de atos antidemocráticos para a volta da ditadura militar e fechamento do Congresso Nacional e STF.

Segundo matéria da Folha de S. Paulo, no inquérito, a Procuradoria-Geral da República argumentou ao Supremo que Eustáquio defendeu uma "ruptura institucional de maneira oblíqua". Ele é sócio da Target Journal Comunicação, criada em 2006.

A Polícia Federal vinha monitorando o investigado e primeiro o localizou em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai. Em seu perfil, no Facebook, Oswaldo ele chegou a gravar vídeo em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia separada de Ponta Porã por uma avenida.

Na mesma linha do governo Jair Bolsonaro (sem partido), nas suas publicações, ele minimiza os efeitos da pandemia do novo coronavírus. Para justificar a viagem a fronteira, postou que iria verificar porque o Paraguai tem menos casos que no Brasil.

"O segredo é o combate á desinformação da mídia, comércio aberto, ao menos na cidade de Pedro Juan Caballero, onde estou, e claro, sopa paraguaia", diz o post de pouco antes do meio-dia desta sexta-feira. De acordo com a Folha, porém, ele foi preso na Capital.

Veja o vídeo postado hoje:


Oswaldo Eustáquio tem 103,8 mil seguidores no Twitter, 314 mil inscritos no canal do Youtube e usa o espaço para defender temas de extrema direita.

Hoje, imediatamente após a prisão, os administradores das páginas de Oswaldo nas redes sociais postaram mensagens alegando perseguição política.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias