ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

PM ganha 40 carabinas para reforçar segurança em "cidades gêmeas"

Repasse do armamento integra ação do programa Fronteira Integrada, do Ministério da Justiça

Jones Mário | 29/08/2019 12:00
Modelo das carabinas doadas para a PM de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação/Imbel)
Modelo das carabinas doadas para a PM de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação/Imbel)

O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, doou 40 carabinas semiautomáticas para a PM (Polícia Militar) de Mato Grosso do Sul. A medida integra ações do programa Fronteira Integrada, criado em 2016 pela União a fim de ampliar prevenção, fiscalização e repressão a delitos transfronteiriços.

O armamento doado é de fabricação nacional, da Imbel (Indústria de Material Bélico do Brasil), modelo IA2, calibre 5,56x45mm e carregador com capacidade para 30 tiros. As carabinas vêm acompanhadas de bandoleira três pontos e reforçador para tiros de festim. O lote enviado para Mato Grosso do Sul vale R$ 291,5 mil.

Segundo o comandante da PM no Estado, coronel Waldir Acosta, os equipamentos ainda não chegaram. O policial disse que todas as unidades distribuídas pela região de fronteira em Mato Grosso do Sul já têm armas longas, mas reconheceu que toda ajuda é bem-vinda. A PM aguarda o armamento para definir a destinação.

Um dos eixos do programa Fronteira Integrada prevê equipar secretarias e polícias em atividade nas localidades fronteiriças, principalmente nas chamadas cidades gêmeas, caracterizadas pela localização lado a lado com municípios de países vizinhos.

Mato Grosso do Sul tem sete cidades gêmeas reconhecidas pela União: Bela Vista, vizinha de Bella Vista do Norte, no Paraguai; Coronel Sapucaia, localizada na linha de fronteira com a paraguaia Capitan Badó; Corumbá, fronteiriça com Puerto Quijarro, na Bolívia; Mundo Novo, que faz fronteira com Salto del Guairá, no Paraguai; Paranhos, localizada ao lado da paraguaia Ypejhú; Ponta Porã, próxima a Pedro Juan Caballero, também no Paraguai; e Porto Murtinho, que faz fronteira com Carmelo Peralta, outra paraguaia.

O extrato de doação foi publicado na edição desta quinta-feira (29) do DOU (Diário Oficial da União). Ao todo, o Ministério da Justiça distribuiu 242 carabinas por 14 estados.

Foram contemplados oito estados localizados em regiões de fronteira – Roraima, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os outros seis não são vizinhos de nenhum país – Bahia, Espírito Santos, Maranhão, Paraíba, Alagoas e Sergipe.

Nos siga no Google Notícias