ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Primeiro grupo a vacinar contra covid por faixa etária será dos 55 a 59 anos

Decisão publicada nesta sexta-feira autorizou destinação de 30% das doses para este grupo

Tainá Jara | 28/05/2021 08:02
Em Campo Grande, Ginásio Guanandizão é um dos pontos de vacinação (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Em Campo Grande, Ginásio Guanandizão é um dos pontos de vacinação (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A vacinação simultânea de grupos prioritários e por faixa de idade começa a valer a partir desta sexta-feira (28) em Mato Grosso do Sul.

Conforme decisão da CIT (Comissão Intergestores Tripartite) os municípios que ainda não completaram a vacinação de todos os 28 públicos prioritários, terão de reservar 30% das doses para a continuação da imunização desses grupos e 70% das doses para aplicação por faixa etária.

De acordo com a publicação, a maior parte do quantitativo de doses enviadas será para vacinar grupos por faixa etária em ordem decrescente de idade, iniciando os de 59 a 55 anos, 54 a 50 anos, e assim sucessivamente, até o limite de 18 anos de idade.

Os quantitativos de doses a serem enviadas aos municípios serão calculadas, proporcionalmente, de acordo com as respectivas estimativas populacionais dos grupos de faixa etária, compreendidos entre 15 a 59 anos de idade, constantes no banco de dados do Datasus (Departamento de Informática do SUS).

Os municípios que concluírem a vacinação dos grupos prioritários realocarão o percentual de doses para contemplarem os grupos previstos por faixa de idade. A Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

A proposta de vacinação por faixa etária havia sido apresentada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul na reunião do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) desta quarta-feira. Ontem, a CIT se reuniu com representantes do Ministério da Saúde, Conass e do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), aprovou a proposta.

Nota técnica expedida ontem pelo Ministério da Saúde, contendo avaliação sobre o andamento do PNI (Plano Nacional de Imunização), recomendou : "manter a vacinação dos grupos prioritários, conforme previsto no PNO e; Estados e Municípios que não apresentam demanda ou tenham demanda diminuída para vacinação dos grupos com maior vulnerabilidade (comorbidades, pessoas com deficiência permanente, população em situação de rua, funcionários do sistema penitenciário, população privada liberdade) poderão pactuar em CIB a adoção imediata da estratégia de vacinação segundo a faixa etária em ordem decrescente de idade garantindo o percentual para continuidade da vacinação dos demais grupos prioritários".

Mato Grosso do Sul é o segundo esta do País em índice de vacinação contra a covid-19. Mais de 27% da população recebeu ao menos a primeira dose do imunizante. Desde do ano passado, 283.302 casos foram confirmados e 6.627 pessoas morreram por contaminação pelo coronavírus.

Nos siga no Google Notícias