ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Com 13,66% já vacinados, Dourados amplia imunização contra covid-19

Agora trabalhadores do transporte e da limpeza podem tomar vacina a partir dos 35 anos

Helio de Freitas, de Dourados | 27/05/2021 16:08
Em Dourados, 30 mil já tomaram as duas doses contra covid-19 (Foto: Divulgação)
Em Dourados, 30 mil já tomaram as duas doses contra covid-19 (Foto: Divulgação)

Novo calendário de vacinação contra a covid-19 começa a valer nesta sexta-feira (28) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Conforme a prefeitura, a principal mudança é a redução da faixa de idade para trabalhadores da limpeza urbana e do transporte coletivo rodoviário, da saúde, da educação e pessoas com comorbidades graves.

Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e da limpeza urbana a partir dos 35 anos de idade poderão receber a 1ª dose de amanhã em diante.

A vacina também estará disponível para pessoas com 18 anos ou mais que tenham síndrome de Down, anemia falciforme, coagulopatias hereditárias, com limitação motora ou incapacidade, incapacidade de ouvir, incapacidade de enxergar, deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, obesidade mórbida (ICM de 40 acima), oncológicos com doença ativa em tratamento, renal crônicos 2 e pessoas com HIV.

Conforme a Secretaria de Saúde, a comprovação de comorbidade é obrigatória. É preciso levar documento com foto, CPF e comprovante de residência para a Dose 1. Já para a Dose 2 tem de apresentar o cartão de vacinação com o comprovante da Dose 1 e documento com foto.

A vacina também segue disponível para pessoas com 60 anos ou mais e para pessoas com comorbidades graves com 18 anos ou mais. Entre as comorbidades estão doenças imunossupressoras, transplantados de órgão sólido ou de medula óssea e renais crônicos, pneumopatias crônicas graves, doenças cardiovasculares crônicas, doença cérebro vascular, cirrose hepática, diabetes e hipertensão arterial. Neste grupo também é obrigatório confirmar a doença.

Todos os integrantes desses grupos acima podem tomar a vacina nas unidades de saúde do Altos Do Indaiá, CSU (Água Boa), Ildefonso Pedroso, IV Plano, Izidro Pedroso, Ouro Verde, Vila Vieira, Parque Das Nações I, Parque Do Lago II, Vila Rosa e nos distritos, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Trabalhadores da saúde com 18 anos acima e trabalhadores da educação a partir dos 45 anos também poderão procurar os postos de vacinação amanhã para tomar a vacina. No caso desses trabalhadores, a vacina é aplicada no Centro de Convivência do Idoso.

Gestantes e puérperas com comorbidades com 18 anos ou mais também poderão ser vacinadas de amanhã em diante, na Unidade de Saúde da Vila Rosa. Integrantes desse grupo precisam comprovar a gestação ou o parto ocorrido dentro de 45 dias e a comorbidade.

Balanço – De acordo com números do Vacinômetro atualizados hoje, Dourados já recebeu 115.663 doses de vacinas contra a covid-19, sendo que 92.581 foram aplicadas.

A primeira dose foi aplicada em 27,4% da população do município, estimada em 225 mil pessoas. Isso equivale a 61,6 mil pessoas. Outras 30,6 mil (13,66% do total) tomaram as duas doses – condição apontada como essencial para aumentar a proteção contra os efeitos do vírus.

Nos siga no Google Notícias