ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Procura por atendimento no Disk Covid aumenta em 30%

Em Campo Grande, testagem da doença também é feita nas unidades de saúde da família

Ana Paula Chuva | 19/11/2020 10:33
Testagem sendo feita no drive thru do Corpo de Bombeiros na Capital. (Foto: Paulo Francis | Arquivo)
Testagem sendo feita no drive thru do Corpo de Bombeiros na Capital. (Foto: Paulo Francis | Arquivo)

Com a nova alta dos casos de covid-19 em Mato Grosso do Sul, a procura pelos testes da doença também subiu. De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), no Disk Covid o aumento registrado foi de 30% em uma semana. A Capital é responsável por 80% das ligações.

Conforme a secretaria, o atendimento está acontecendo normalmente no 0800 647 0911, no entanto na última semana o aumento da procura resulta na demora das ligações.

Responsável pelo serviço, o coordenador da testagem,coronel Marcello Fraiha, no atendimento o aumento vem sendo observado há duas semanas.

"Nós tivemos uma elevação nos atendimentos no 0800 de 33%, em número mais preciso. E isso estamos observando há duas semanas. Mas se compararmos a primeira quinzena de novembro com a de outubro, em número de ligações de todo o Estado no Disk Covid o aumento foi de 18%", explicou.

Ele ainda ressalta que a alta demanda é principalmente porque as pessoas esquecem que o exame da covid pode ser feito em outros locais, sobrecarregando o atendimento no Drive Thru.

"As pessoas precisam lembrar que as unidades de saúde também fazem a testagem, assim como a rede privada. O serviço funciona normalmente, o problema é na demanda excessiva de ligações em um único local." destacou.

Unidades de saúde - Nas unidades de saúde a testagem da covid-19 é realizada através de demanda espontânea. Mas o paciente precisa estar no terceiro dia de sintomas e passar pela avaliação médica.

Em Campo Grande, as coletas estão sendo realizadas em ao  menos quatro unidades de saúde da família, sendo elas: do Tiradentes, 26 de Agosto, Parque do Sol e Jardim Batistão.

Boletim - No boletim epidemiológico divulgado ontem, foram confirmadas no Estado  duas mortes e 689 infectados pela doença em 24 horas, fazendo Mato Grosso do Sul chegar  a 1.699 óbitos e 89.654 casos acumulados desde o início da pandemia.


Nos siga no Google Notícias