A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 24 de Julho de 2019

19/06/2019 19:09

Procura surpreende e Caravana será “indutora” de mais ações em Saúde

Expectativa da SES é de realizar ação focada em saúde indígena na Grande Dourados até o fim do ano e abrir para especialidades

Humberto Marques
Secretário espera que Caravana da Saúde abra caminho para a regionalização do setor. (Foto: Kísie Ainoã)Secretário espera que Caravana da Saúde abra caminho para a regionalização do setor. (Foto: Kísie Ainoã)

Aberta nesta semana com o seu foco original –procedimentos oftalmológicos–, a Caravana da Saúde realizada no Hospital Regional Rosa Pedrossian, em Campo Grande, deverá servir como “indutora” de outras ações semelhantes, focadas em populações e especialidades médicas nos próximos anos. O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, afirma que a busca por serviços tem surpreendido, pro se colocar acima da média planejada.

“Lançamos a Caravana da Saúde na segunda-feira (17) com a construção de que haveria 2 mil cirurgias oftalmológicas, 8 mil consultas e 24 mil procedimentos. Mas nos dois primeiros dias nos surpreendeu de forma muito positiva: esperávamos entre 650 a 800 consultas ao dia. Tivemos 1,6 mil no primeiro dia, no segundo dia superou e nesta quarta-feira (19), pelo que nos informaram, houve também um grande fluxo de pessoas”, disse o secretário ao Campo Grande News.

Dentre os procedimentos da Caravana estão as quatro cirurgias mais importantes da área –correção de catarata, yag laser, pterígio e vitrectomia. A procura, conforme Geraldo, incentiva a manutenção de outros projetos de saúde localizados, como a Caravana da Saúde Indígena na Grande Dourados, prevista para ser realizada até o fim do ano.

“Depois, queremos que ela sirva de indutora do processo de regionalização da saúde e, ao mesmo tempo, fazermos caravanas focadas em situações que hoje são mais críticas no setor, isto é, que tem a maior demanda de cirurgias reprimidas e que é preciso realizar em um curtíssimo espaço de tempo”, destacou o secretário, enumerando áreas como ortopedia, cirurgia ginecológica, para enfrentamento da obesidade mórbida e para usuários de bolsas de colostomia –visando a reconstrução do trato gastrointestinal.

Feriado – O governo estadual confirmou que a Caravana da Saúde manterá seus atendimentos até 5 de julho no HR, inclusive durante o feriado prolongado de Corpus Christi. As primeiras cirurgias devem começar a ser realizadas na sexta-feira, sempre das 6h às 18h.

Até o momento, foram realizados mais de 5 mil procedimentos oftalmológicos no total, com 5,1 mil exames e consultas e o agendamento de 920 cirurgias –673 de catarata, 155 de yag laser e 92 de pterígio.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions