Sem custo, programa garante até 20% de desconto na conta de luz aos consumidores
Sem instalação de placas, a iniciativa garante o benefício em ligação direta de usinas às residências
Consumidores de todo Mato Grosso do Sul já podem aderir a um programa que oferece até 20% de desconto na conta de energia elétrica. A iniciativa é gratuita e funciona por meio do uso de energia solar gerada em usinas fotovoltaicas e está disponível para qualquer consumidor residencial do Estado que tenha conta de luz a partir de R$ 250 por mês.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O programa Em Conta, promovido pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), oferece descontos de até 20% na conta de luz residencial ao fornecer energia solar diretamente de usinas fotovoltaicas próprias. A iniciativa, que não exige obras ou instalação de equipamentos, é voltada para consumidores com contas acima de R$ 250 mensais e não possui fidelidade. Além da economia financeira, o programa promove o uso de energia limpa e sustentável. A adesão pode ser feita pelo site Em Conta, onde é possível calcular a economia mensal, ou por WhatsApp. As usinas da Fiems têm capacidade para gerar 6.500 MWh por mês, suficiente para abastecer mais de 18,5 mil residências. Recentemente, servidores do TJMS foram incentivados a participar, podendo economizar o equivalente a duas faturas anuais. O programa une benefícios financeiros e práticas ambientais sustentáveis.
Chamado "Em Conta – Associação de Energia Renovável", o programa é coordenado pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), por meio do CSI (Centro de Sustentabilidade da Indústria). A adesão não exige instalação de placas solares nas residências, nem obras ou troca de equipamentos. Também não há exigência de fidelidade, e o processo de transição é acompanhado por especialistas.
- Leia Também
- Prefeitura publica regras de programa de financiamento de energia solar
- Prefeitura da Capital abre inscrição para auxílio em moradia e energia solar
O método funciona da seguinte maneira: o beneficiário do programa que vai receber em sua residencia a energia solar das usinas da Fiems terá duas contas de energia a pagar, uma comum da energisa com valores de impostos, e a outra o valor de consumo de energia com desconto oferecido pelo programa Em conta.
De acordo com a Fiems, o objetivo é ampliar o acesso à energia limpa e, ao mesmo tempo, gerar economia. Atualmente, as usinas próprias da instituição e de seus associados somam mais de 250 unidades de geração, com capacidade para fornecer energia a cerca de 18,5 mil casas, número equivalente a três bairros das Moreninhas, em Campo Grande.
Nesta semana, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul incentivou seus servidores a aderirem ao programa, mas o benefício é aberto a toda a população do Estado.
Quem tiver interesse pode simular a economia no site Em Conta ou buscar mais informações pelo WhatsApp (67) 99731-4368.